Cabo Verde felicita Bubista pela eleição de treinador do ano pela CAF

O Presidente da República, primeiro-ministro e outras figuras cabo-verdianas felicitaram hoje o selecionador Pedro Brito, conhecido como 'Bubista', que foi eleito treinador do ano pela Confederação Africana de Futebol (CAF).

Lusa /

"É com grande orgulho que saudamos esta distinção merecida, que representa um enorme estímulo para os ‘tubarões azuis’ na sua caminhada rumo ao Mundial de futebol", afirmou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na sua página no Facebook.

“Uma verdadeira lição de liderança e humildade de quem sempre colocou o coletivo acima dos egos individuais”, acrescentou.

O presidente da FCF, Mário Semedo, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), disse ser "um reconhecimento para todos os treinadores cabo-verdianos".

Já o Presidente da República, José Maria Neves, também manifestou a sua satisfação, escrevendo no Facebook: "Parabéns, Bubista, o melhor de África".

O ministro-adjunto para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, considerou que o reconhecimento “é uma vitória para todo o povo cabo-verdiano”.

Na quarta-feira, a CAF elegeu Pedro Brito ‘Bubista’ como melhor treinador africano de 2025, superando Walid Regragui e Mohamed Ouahbi, treinadores das seleções de Marrocos ‘AA’ e sub-20, após a inédita qualificação de Cabo Verde para o Mundial 2026.

"Isto é incrível. Quero agradecer à minha família, à equipa técnica, aos atletas e ao povo do meu país. Somos um país pequeno, mas com um coração enorme", afirmou Bubista, de 55 anos, sucessor do selecionador costa-marfinense Emerse Faé no prémio.
PUB