CAN2025. Marrocos vence Comores na abertura do torneio

CAN2025. Marrocos vence Comores na abertura do torneio

Marrocos, anfitrião da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2025), venceu hoje as Ilhas Comores por 2-0, com golos na segunda parte, no jogo inaugural da 35.ª edição da competição, disputado em Rabat.

RTP /
Reuters

Brahim Díaz inaugurou o marcador, aos 55 minutos, e Ayoub Kaabi fechou a contagem, aos 74, confirmando a superioridade dos ‘Leões do Atlas’, face a uma das seleções teoricamente mais frágeis do Grupo A, do qual fazem ainda parte Mali e Zâmbia.

Como se esperava, Marrocos assumiu o controlo do jogo desde o apito inicial e dispôs de uma grande penalidade aos 10 minutos, por falta sobre Brahim Díaz, jogador do Real Madrid, mas Soufiane Rahimi, na conversão, permitiu a defesa de Yannick Pandor.

A seleção orientada por Hoalid Regragui não se deixou afetar pelo penálti desperdiçado, pouco antes da lesão de Romain Saïss, substituído aos 19 minutos, e manteve-se instalada no meio-campo ofensivo à procura do golo, que poderia ter surgido nos remates de Ismael Saibari, aos 30, e de Nayef Aguerd, aos 38.

O ‘nulo’ ao intervalo acabou por ser lisonjeiro para as Ilhas Comores, seleção que voltou a ser testada no início da segunda parte, num remate de Neil El Aynaoui, pouco antes de Brahim Díaz inaugurar, finalmente, o marcador, com um remate de pé direito, no interior da área.

Sem ter criado muito perigo até então, as Ilhas Comores ameaçaram o empate aos 59 minutos, aproveitando uma desatenção defensiva de Marrocos, mas o remate de Rafiki Saïd saiu à figura de Yassine Bounou.

A reação comorense não teve continuidade, e o encontro ficaria decidido aos 74 minutos, com um grande golo de Ayoub El Kaabi, que, num pontapé acrobático, selou o triunfo de Marrocos no jogo inaugural da Taça das Nações Africanas.

As duas primeiras equipas de cada um dos seis grupos apuram-se para a fase seguinte, juntamente com os quatro melhores terceiros classificados. O torneio decorre até 18 de janeiro de 2026.



Jogo no estádio Prince Moulay Abdellah, em Rabat.

Marrocos – Ilhas Comores, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Brahim Díaz, 55 minutos.

2-0, Ayoub Kaabi, 74.



Equipas:

- Marrocos: Yassine Bono, Anass Salah-Eddine, Noussair Mazraoui, Nayef Aguerd, Romain Saiss (Jawad El Yamiq, 19), Ismael Saibari (Bilal El Khannouss, 76), Neil El Aynaoui, Soyfan Amrabat, Azzedine Ounahi (Abde Ezzalzouli, 64), Brahim Díaz (Youssef En-Nesyri, 76) e Soufiane Rahimi (Ayoub Kaabi, 65).

Selecionador: Hoalid Regragui.

- Ilhas Comores: Yannick Pandor, Bendjaloud Youssouf (Hakim Abdallah, 67), Ismael Boura, Ahmed Soilihi, Yannis Kari (Said Bakari, 67), Youssouf Changama (Myziane Maolida, 82), Zaydou Youssouf (Yacine Bourhane, 79), Kenan Toibibou (Kassim M´Dahoma, 79), Iyad Mohamed, Rafiki Said e Faiz Selemani.

Selecionador: Stefano Cusin.



Árbitro: Jean-Jacques Ddala Ngambo (RD Congo).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Yannis Kari (36), Brahim Díaz (45+3) e Jawad El Yamiq (78).

PUB