Chelsea é campeão europeu

O Chelsea conquistou, sábado, a primeira Liga dos Campeões na história do clube, ao vencer na marcação das grande penalidades frente ao Bayern Munique. Depois de um empate a uma bola no final do tempo regulamentar, com golos de Muller e Drogba a menos de dez minutos dos 90, é o costa-marfinense que acaba por dar o título aos "blues" nos penaltis.

RTP /
Legenda da Imagem

Poder-se-á dizer que foi uma vitória algo injusta, se se tiver em conta aquilo que ambas as equipas fizeram durante o período de jogo. O Bayern entrou melhor esteve quase sempre por cima, com mais iniciativa, linhas mais subidas, tendo conquistado também mais oportunidades de golo. O Chelsea defendeu muito, e bem, é preciso salientar, tentanto aproveitar algumas falhas do adversário e criar perigo em contra-ataque.

Mario Gomez não esteve ao nível do resto da época, tendo surgido poucas vezes com perigo em situações de finalização. Ribéry, Robben e Muller fizeram a vez do alemão, mas o "muro azul" ia conseguindo afastar o perigo.

Os golos surgiram já só perto do apito final, com Muller, aos 83 minutos, a surgir nas costas de David Luiz e Ashley Cole, e a cabecear ao segundo poste para o fundo da baliza defendida por Cech. O golo deixou os adeptos alemães eufóricos, a acreditarem que o Bayern iria ser a primeira equipa a conquistar a Liga dos Campeões numa final disputada em casa.

Mas Drogba, cinco minutos depois, gelou a Allianz Arena. Também de cabeça, e após canto cobrado da direita, o costa-marfinense faz o empate, lançando o jogo para prolongamento.

E foi no prolongamento que o Bayern teve a melhor oportunidade de matar o jogo. Logo aos três minutos, Drogba derruba Ribéry na área, Pedro Proença assinala grande penalidade, mas Peter Cech, com alguma sorte, evita o golo de Robben.

A formação bávara acusou esse penálti falhado, e o Chelsea conseguiu manter o resultado até ao final do prolongamento. Seguia-se o desempate por grandes penalidades.

O Bayern marcou primeiro, por Lahm, e Juan Mata falha logo a seguir, deixando antever uma derrota dos "blues". Mas Olic, primeiro, e Schweinsteiger, depois, voltaram a dar esperança aos adeptos britânicos. Na derradeira grande penalidade, Drogba, que já tinha feito o golo do empate, não falha e dá o primeiro título europeu ao Chelsea.

Quase dez anos depois de ter comprado o clube inglês, Abramovich conquistou esta noite aquilo que sempre desejou, e que nem José Mourinho conseguiu ganhar.
PUB