EM DIRETO
Euro2024. Acompanhe na RTP1 e na Antena 1 a final entre Espanha e Inglaterra

Copa América. Colômbia elimina Uruguai e está na final

por Lusa
Os "cafeteros" fizeram a festa e estão na final da Copa América Erik S. Lesser - EPA

A Colômbia qualificou-se para a final da 48.ª edição da Copa América em futebol, ao bater o Uruguai por 1-0, no Bank of América Stadium, em Charlotte, na Carolina do Norte.

Um golo de Jefferson Lerma, aos 39 minutos, selou a vitória do "onze" comandado pelo argentino Néstor Lorenzo, que atuou com 10 toda a segunda parte, devido à expulsão de Daniel Muñoz, por acumulação de amarelos, aos 45+1 minutos.

Apenas sete minutos depois de se colocar na frente do marcador, a formação "cafetera" ficou em inferioridade numérica, face à expulsão de Daniel Muñoz, que, já "amarelado", agrediu o ex-"leão" Ugarte, o que complicou muito a tarefa da sua equipa.

Os colombianos conseguiram, porém, resistir toda a segunda parte, na qual acabaram por ter as oportunidades mais flagrantes, sobre o final, quando o Uruguai já não defendia, duas pelo ex-portista Uribe (88 e 90+4 minutos) e outra por Lerma (90+8).

A formação "celeste", parca de ideias, não teve arte em toda a segunda parte para ultrapassar a defesa "cafetera", depois de uma primeira em que o ex-benfiquista Darwin Núñez falhou duas enormes oportunidades (17 e 28 minutos). Mais duas.

Na final, marcada para domingo, pela 1h00 de segunda-feira em Lisboa, em Miami, na Florida, os "cafeteros", vencedores da prova em 2001, defrontam a Argentina, que conta 15 troféus e é a detentora do título.


PUB