Corinthians interrompe dominação europeia no Mundial de clubes

O Corinthians colocou este domingo um ponto final na dominação europeia no Mundial de clubes de futebol, ao derrotar o Chelsea por 1-0 na final da prova, disputada em Yokohama, Japão. A 18 mil quilómetros de distância, os adeptos seguiram o jogo entre gritos, lágrimas e abraços.

Antena1 com Lusa /
A equipa brasileira nos festejos do título Foto: Kiyoshi Ota/EPA

Gritos de “Vai Corinthians”, lágrimas e abraços marcaram os festejos da vitória da equipa brasileira no Mundial de clubes de futebol, tendo milhares de adeptos assistido ao jogo na sede da claque organizada, em São Paulo.

“Aqui tem um bando de loucos, louco por ti Corinthians, para aqueles que acham que é pouco, eu vivo por ti Corinthians”, cantavam os adeptos durante o jogo.

Dentro da sede da claque Gaviões da Fiel, cerca de cinco mil pessoas assistiram, em pé, à partida, num grande ecrã adaptado ao local. Na rua em frente à sede, um outro ecrã foi colocado e outros milhares de adeptos procuravam o melhor local para ver a final.

Este foi o segundo triunfo da formação corintiana no Mundial de clubes, depois de o clube de São Paulo ter triunfado na edição inaugural da prova, em 2000, em competição disputada no Brasil.

Ponto final no domínio europeu


A dominação europeia iniciou-se depois do triunfo do Internacional de Porto Alegre em 2006, com vitórias do AC Milan (2007), Manchester United (2008), Barcelona (2009 e 2011) e Inter Milão (2010).

Numa final muito disputada a meio campo e sem grandes oportunidades de golo, com exceção para alguns espaços concedidos a Moses, que o Chelsea não soube aproveitar, no arranque da segunda parte, um tento do peruano Guerrero, aos 69 minutos, ditou o resultado final, jogador que já tinha anotado o tento vitorioso nas meias-finais, na vitória (1-0) sobre os egípcios do Al-Ahly.

Os "blues", orientados agora pelo espanhol Rafa Benitez, já campeão do mundo ao serviço do Inter Milão, em 2010, ainda esboçaram a reação, mas Fernando Torres, que parece ter renascido nos últimos jogos, não conseguiu vencer o duelo com o guarda-redes Cássio, que, aos 85 minutos, evitou o golo certo do espanhol.

Benitez, que tinha a oportunidade de se sagrar pela segunda vez campeão do mundo de clubes sem ter participado na campanha que conduziu a respetiva equipa à vitória na Liga dos Campeões, soma o segundo desaire na final, depois de ter perdido ao serviço do Liverpool, que tinha se sagrado campeão europeu em 2005.

Jogo no Estádio de Yokohama

Corinthians - Chelsea, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Guerrero, 69 minutos.

Equipas:

- Corinthians: Cassio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Danilo, Jorge Henrique, Emerson (Wallace, 90+1) e Guerrero (Martínez, 87).

Treinador: Tite.

- Chelsea: Cech, Ivanovic (Azpilicueta, 83), Cahill, Luiz, Ashley Cole, Lampard, Ramires, Moses (Oscar, 73), Juan Mata, Hazard (Marin, 87) e Fernando Torres.

Treinador: Rafael Benítez.

Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jorge Enrique (56) e David Luiz (72). Cartão vermelho direto para Cahill (90).

Assistência: 68.275 pessoas.

Tópicos
PUB