Corinthians nos "oitavos" da Copa do Brasil

O Corinthians, treinado pelo português Vítor Pereira, venceu a Portuguesa do Rio do Janeiro, por 2-0, em casa, e qualificou-se para os oitavos-de-final da Copa do Brasil em futebol.

Mário Aleixo - RTP /
Junior Moraes e Giuliano comemoram golo do Corinthians D.R.-Ronaldo Barreto

Na terceira ronda da competição, frente a uma equipa do quarto escalão do futebol brasileiro, o "Timão" de São Paulo marcou o primeiro golo logo aos oito minutos, por Júnior Moraes.

O jogador de origem brasileira e internacional ucraniano abandonou o Shakthar Donetsk e assinou pelo Corinthians em março, após a invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

A FIFA suspendeu os contratos de trabalho de jogadores e treinadores com clubes ucranianos até ao final da temporada 2021/22.

O resultado ficou fechado ainda na primeira parte, aos 32 minutos, quando o médio Giuliano apontou o segundo golo.

O defesa lateral direito português Rafael Ramos ficou no banco.

O "Timão" volta a jogar no sábado, em casa do Internacional, para o campeonato brasileiro, conhecido por "Brasileirão".

Ao fim de cinco jornadas, o Corinthians está isolado no topo da classificação, com 12 pontos, seguido do Santos, com 10, e do América Mineiro, com nove.

Palmeiras e Flamengo também se apuram

O Palmeiras, de Abel Ferreira e o Flamengo, de Paulo Sousa, também se qualificaram para os oitavos de final da Taça do Brasil em futebol, eliminando equipas de escalões inferiores.

O Flamengo, que já triunfara na primeira mão (2-1), venceu em casa o Altos, da terceira divisão (Série C), com a equipa a construir a vitória por 2-0 com golos de Gabriel Barbosa, aos 59 minutos, de penálti, e Viktor Hugo, aos 86.

O triunfo acontece numa fase de contestação dos adeptos, que exibiram faixas a pedir a saída do presidente Rodolfo Landim e do ‘vice’ Marco Braz, e quando a equipa é apenas 14.ª no campeonato, com uma vitória e dois empates em cinco jogos.

Em Londrina, no Estádio do Café, Abel Ferreira repetiu a vitória da primeira mão diante do Juazeirense, do quarto escalão, com o Palmeiras a vencer por 2-1 com golos de Danilo (42 minutos) - que horas antes tinha sido convocado pela primeira vez para a selção brasileira - e de Raphael Veiga, de grande penalidade (82).

A Copa do Brasil é um dos troféus já conquistados por Abel Ferreira, quando em 2020 venceu nos dois jogos da final o Grémio (2-0 e 1-0).


PUB