Cristiano Ronaldo marca no 50.º jogo pelo United

O futebolista português Cristiano Ronaldo celebrou este domingo com o 18 golo na Liga inglesa e uma vitória sobre o rival City por 2-0 o seu 50 encontro da época ao serviço do Manchester United. 
 

RTP /
Ronaldo fez o 50.º jogo na Liga inglesa EPA

Num excelente momento de forma, o detentor da "Bola de Ouro" e do prémio de melhor jogador do ano da FIFA inaugurou o marcador, aos 18 minutos, na transformação de um livre directo, a mesma fórmula que havia usado para empurrar o United para a final da "Champions" (3-1 no Emirates). 
 
Cristiano Ronaldo reforçou, assim, a liderança da lista dos marcadores da Liga inglesa, que já venceu a época passada (então com 31 golos, que lhe valeram a "Bota de Ouro"), e, mais importante, aproximou-se do "tri", agora a quatro pontos de distância. 
 
Num embate em que o argentino Carlos Tevez apontou, aos 45 minutos, o outro tento do United, Ronaldo saiu, porém, irado do campo, pois não ficou nada satisfeito pelo facto de o treinador Alex Ferguson o ter substituído, para o fazer descansar, logo aos 59 minutos. 
 
O internacional português já tinha, no entanto, feito o seu trabalho, no que foi o seu 50 encontro pelo United em 2008/2009, numa época em que começou lesionado e, por isso, perdeu os primeiros cinco jogos, incluindo a Supertaça Europeia, perdida para os russos do Zenit, e a Supertaça Inglesa, ganha ao Portsmouth. 
 
Depois de um defeso intenso, em que chegou a ser dado como certo no Real Madrid, Cristiano Ronaldo estreou-se apenas a 17 de Setembro, na recepção aos espanhóis do Villarreal (0-0), para a "Champions", num embate em que actuou os últimos 28 minutos. 
  
O primeiro golo surgiu ao terceiro jogo, a 23 de Setembro, frente ao Middlesbrough (3-1), para a terceira ronda da Taça da Liga: foi, para já, o primeiro de 26 apontados pelo United - soma ainda um pela selecção, num particular com a Finlândia. 
 
Ronaldo contabiliza 18 golos na Liga inglesa, quatro na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga inglesa, um na Taça de Inglaterra e um no Mundial de clubes, estando, tudo somado (26), longe dos 42 da época transacta, em apenas 49 jogos oficiais pelo United. 
 
Na presente temporada, o português tem, no entanto, sido tão decisivo como em 2007/2008, nomeadamente na "Champions", prova em que só marcou na segunda "mão" dos "oitavos" (2-0 ao Inter de Milão), dos "quartos" (1-0 no reduto do FC Porto) e das "meias" (dois no 3-1 em Londres, frente ao Arsenal). 
 
Com a preciosa ajuda dos golos de Ronaldo, o Manchester United está a quatro pontos do "tri" na Liga inglesa, com três jogos por disputar, e na final da Liga dos Campeões, frente ao FC Barcelona, depois de já ter ganho o Mundial de clubes e ainda a Taça da Liga inglesa e a Supertaça inglesa.
 
Quando chegou a parecer impossível repetir os feitos de 2007/2008, o "7" do United está, assim, claramente na corrida a voltar a vencer mais uma série de títulos colectivos e individuais... nomeadamente a "Bola de Ouro" o primeiro da FIFA. 
PUB