Esteve 17 anos à frente da FIFA e demitiu-se quatro dias após reeleição

Joseph Sepp Blatter, depois de 17 anos à frente da presidência da FIFA, decidiu demitir-se do cargo. Aos 79 anos foi reeleito, na passada sexta-feira, presidente do organismo, mas ao quarto dia deste novo mandato apresentou a demissão. Formou-se em economia, mas desde novo se dedicou à área do desporto.

João Ferreira Pelarigo, RTP /
Legenda da Imagem Ruben Sprich

Em junho de 1998, quando decorria a 51ª edição do Congresso Ordinário da FIFA, em França, Blatter foi escolhido para suceder ao brasileiro João Havelange.
Joseph Blatter nasceu na Suíca e estudou Administração e Economia na Universidade de Lausanne.
Tornou-se o oitavo presidente do grupo e desde então não houve outro a tomar a posição. Até hoje, 2 de junho, dia em que apresentou a demissão.

No calor de um escândalo de corrupção no seio da FIFA, o ex-presidente não chegou a estar uma semana nos comandos do novo mandato.
Uma carreira no desporto
A carreira profissional de Blatter teve início no departamento de relações públicas da Junta de Turismo do Cantão de Valais, na Suíça. Em 1964 entra no mundo do desporto e assume a Secretaria-Geral da Federação suíça de Hóquei no Gelo.

O primeiro contacto com eventos desportivos à escala mundial foi em 1972, no papel de diretor de cronometragem desportiva, quando participou na organização dos Jogos Olímpicos desse ano. Teve também participação na organização do evento quatro anos mais tarde, segundo a página oficial do Comité Olímpico Internacional.

Foto: Grigory Dukor, Reuters
Foto: Grigory Dukor, Reuters (1998)

Já em 1975, enquanto diretor dos Programas de Desenvolvimento Técnico da FIFA, Blatter acompanhou os projetos do então presidente João Havelange.
Joseph Blatter, como diretor-executivo, realizou cinco mundiais. De quatro em quatro anos, com o primeiro em 1982 em Espanha, depois México, Itália, EUA e França.
Seis anos mais tarde, no início da década de 80, o Comité Executivo da Federação Internacional de Futebol nomeou Blatter secretário-geral do grupo. Em 1990, foi promovido a diretor executivo da FIFA.

Foi então em 1998 que o economista assumiu a presidência da FIFA, no Congresso que decorreu em 1998. Depois do primeiro, somaram-se mais quatro mandatos. O último não chegou a durar uma semana, depois de Blatter se demitir esta terça-feira. Tinha sido reeleito no passado dia 29 de maio.

Foi convocada uma nova eleição para o cargo.
PUB