O Fenerbahçe, treinado por José Mourinho, venceu na receção ao Lugano, por 2-1, e apurou-se para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões Europeus de futebol, depois de já ter vencido na Suíça, por 4-3.
O Fenerbahçe entrou adormecido e foi surpreendido pela fortíssima entrada dos suíços, que entraram não só a controlar o jogo com bola, deixando os turcos desconfortáveis, como a ameaçar o golo.
Tanto ameaçaram que chegou mesmo, aos sete minutos, pelo médio tunisino Mohamed Belhadj, numa transição ofensiva muito bem conseguida, anulando a desvantagem que traziam da Suíça.
O Fenerbahçe sentiu este golo e continuou sem atinar com a forma de contrariar o jogo dos suíços, perante um José Mourinho com cara de poucos amigos a dar constantes instruções para dentro do campo, estando por mais de uma vez na iminência de sofrer o segundo golo, que deixaria o Lugano em vantagem na eliminatória.
Valeu ao Fenerbahçe o seu guarda-redes, o croata Dominik Livakovic, que evitou o 2-0 à beira do intervalo com uma defesa espantosa, apanhado em contrapé, mas a conseguir, mesmo assim, um golpe de rins que 'segurou' a desvantagem mínima. ´
Na segunda parte, o Fenerbahçe subiu de produção, começou a empurrar o Lugano para trás e, aos 59 minutos, chegou ao empate pelo veterano ponta de lança bósnio Edin Dzeko, que já 'assinara' um 'hat-trick' na primeira mão, a dar o melhor seguimento, de cabeça, a um livre cobrado do flanco direito do seu ataque.
De resto, seria mesmo através das bolas paradas que o Fenerbahçe não só criava mais perigo como fez os seus dois golos, o segundo já em período de compensações, aos 90+3 minutos, pelo médio polaco Sebastian Szymanski, também de cabeça, após assistência do sérvio Dusan Tadic.
Este golo surgiu numa altura em que o Lugano estava completamente descompensado, quando procurava a todo o custo ainda chegar ao segundo golo que forçasse um prolongamento.
O Fenerbahçe, atual vice-campeão turco, garantiu assim a qualificação para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, na qual vai defrontar os franceses do Lille, quarto classificado da Ligue 1 em 2023/24.