Fernando Santos apresentado como selecionador da Polónia

por Mário Aleixo - RTP
Fernando Santos já falou sobre o que espera ver implementado na seleção polaca D.R.-Twitter

Fernando Santos, de 68 anos, foi apresentado esta terça-feira como selecionador da Polónia. O técnico assumiu compromisso com a seleção polaca para os próximos quatro anos.

"A Polónia é um grande país, com uma história enorme, uma cultura enorme, semelhante ao nível da sua seleção nacional. É uma equipa com muitos jogadores de qualidade, é uma das equipas que foi ao Mundial. Para mim é algo gratificante, poder continuar esta carreira de selecionador num país com tanta influência, com tanta qualidade. A partir de hoje sou polaco, sou um de vocês. Vamos fazer de tudo para dar alegrias ao povo polaco", referiu na conferência de imprensa.

"Vão habituar-se a ver-me por aí. Não queria deixar de agradecer a forma como ontem fomos recebidos, tanto eu como a minha equipa técnica. Quase nos sentimos em casa, e rapidamente começámos a trabalhar e a pensar no futuro. É preciso tempo. Deixo uma palavra de ambição, de muita confiança no que vamos fazer", continuou o antigo selecionador de Portugal.

Fernando Santos mostrou confiança no trabalho que vai desenvolver: "Contamos com o apoio do povo, da comunicação social, que também é essencial. Estou absolutamente convencido de que vamos dar muitas alegrias e vamos trabalhar muito para isso, todos em conjunto. A sorte não cai do céu, a sorte procura-se. Nós todos vamos conseguir coisas muito boas para a seleção polaca".

Com Fernando Santos vai também parte da sua equipa técnica: João Carlos Costa, Ricardo Santos e Justino. Está ainda em cima da mesa a possibilidade de Lukasz Piszczek integrar também a estrutura técnica.

Fernando Santos assumirá ainda responsabilidades na deteção e desenvolvimento de talento nas camadas jovens com óbvias responsabilidades na formação.

A primeira missão de Fernando Santos é levar a Polónia até à fase final do Europei-2024, a realizar na Alemanha. Os polacos integram o Grupo E ao lado República Checa, Albânia, Moldávia e Ilhas Faroé. Os primeiros jogos estão marcados para 24 de março (República Checa, fora) e 27 de março (Albânia, casa).

A Polónia será a terceira seleção da carreira de Fernando Santos, depois de ter dirigido a Grécia entre 2010 e 2014, e Portugal entre 2014 e 2022.

pub