Fernando Santos considera Portugal candidato ao título no Euro2012

Portugal é um dos candidatos a vencer o Euro2012. A convicção é do selecionador de futebol da Grécia, Fernando Santos.

RTP /
Fernando Santos lembra que já passaram oito anos depois do título grego Antena1

O treinador português tem as melhores expetativas para o seu país do que para a seleção que orienta. A fase de grupos é a meta que considera possível para os campeões de 2004.

“A seleção portuguesa é um dos candidatos a uma presença na final, ou eventualmente a vencê-la, mas, numa escala hierárquica, não está no primeiro grupo, que tem à cabeça a Espanha e três seleções que tradicionalmente têm chegado às finais, a Alemanha, a Holanda e a Itália”, observa Fernando Santos, em entrevista à agência Lusa.

O técnico coloca o conjunto português “logo ali, muito perto, encostado àquelas quatro seleções” de primeiro patamar. “Tudo irá depender do que acontecerá em cada jogo”, afirma, lembrando que o Europeu “é mais difícil do que o Mundial”, porque aí seria “muito improvável um grupo que juntasse Alemanha, Holanda e Portugal”.

Fernando Santos vai mais longe nas previsões e atribui percentagens às equipas do grupo: “Diria que a Alemanha tem 40 por cento, Holanda e Portugal 30 ou 35 para cada uma. Seja como for, será sempre muito equilibrado e um deles vai ter de sair. Espero que não seja Portugal”.

Em relação à Grécia, o treinador admite que o grupo A, que junta ainda Polónia, Rússia e República Checa, é “muito aberto” e permite a todas “pensar que podem atingir os quartos-de-final”.

O selecionador da equipa helénica reconhece que “há seleções mais fortes do que a grega”, mas está “confiante” de que “vai representar bem o país”, numa altura em que passam oito anos da conquista do título europeu, nem sempre positivos.

“Esse Europeu foi há oito anos, depois disso já houve 2008 e Mundial 2010, duas campanhas nas quais a Grécia nem da primeira fase passou, não tendo nesta última sequer vencido um jogo”, remata.
Tópicos
PUB