EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Gennaro Gattuso oficializado como selecionador italiano de futebol

Gennaro Gattuso oficializado como selecionador italiano de futebol

Gennaro Gattuso, campeão mundial pela Itália como jogador em 2006, foi hoje nomeado selecionador italiano de futebol, sucedendo a Luciano Spaletti, anunciou hoje a Federação Italiana de Futebol (FIGC).

Lusa /
Foto: Biel Alino - EPA

“É um símbolo do futebol italiano. O seu profissionalismo e a sua experiência serão fundamentais”, escreveu a FIGC, em comunicado, explicado a escolha do técnico de 47 anos.

A primeira grande missão de Gattuso é conduzir a Itália à fase final do Mundial de futebol de 2026, numa altura em que a ‘squadra azzurra’ complicou o apuramento, ao perder por 3-0 na Noruega, em embate do Grupo I de qualificação.

A Itália, campeã mundial em 1934, 1938, 1982 e 2006, falhou o apuramento para os dois últimos Mundiais, de 2018 e 2022, depois de 14 presenças consecutivas, desde 1962. Antes disso, só não tinha estado nas edições de 1930 e 1958.

Nascido em 09 de janeiro de 1978, Gattuso foi, como jogador, um médio defensivo muito batalhador, num percurso em que passou por Perúgia, Glasgow Rangers, Salernitana, AC Milan, entre 1999 e 2012, e Sion.

Pelo AC Milan, ganhou, entre outros troféus, duas edições da Liga dos Campeões, em 2003 e 2007, mas o seu grande título, é o Mundial de 2006, pela Itália, que representou entre 2000 e 2010, num total de 73 jogos, com um golo marcado.

Como treinador, começou no Sion, onde terminou como jogador, em 2012/13, passando depois por Palermo, Ofi Creta, Pisa, AC Milan, Nápoles, Valência, Marselha e Hajduk Split.

Antes de Gattuso, a FIGC tentou, sem sucesso, as contratações do veterano Claudio Ranieri e de Stefano Pioli.
PUB