Governo de Angola garante conclusão dos estádios até Outubro

O ministro angolano das Obras Públicas, Higino Carneiro, garantiu este sábado em Cabinda que os quatro estádios construídos de raiz para o Campeonato Africano das Nações (CAN2010) vão estar finalizados em Outubro.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
O CAN2010 testa a capacidade organizativa de Angola Foto: www.can2010angola.com

Em declarações aos jornalistas, durante uma visita ao Estádio Chiazi, um dos quatro, a par de Benguela, Lubango e Luanda, que vão albergar jogos do CAN2010, que decorre em Angola no mês de Janeiro, Higino Carneiro mostrou a sua "satisfação" com o decurso dos trabalhos.

Isto, num contexto em que a imprensa angolana tem colocado algumas reticências à capacidade da organização para que os estádios estejam concluídos a tempo da mais importante competição desportiva do continente africano, que Angola organiza pela primeira vez, num esforço para mostrar a nova fase em que o país se encontra, oito anos após o fim da guerra, em 2002.

Higino Carneiro sublinhou, citado pela Angop, que as obras dos quatros estádios estão a ser executadas conforme o estabelecido nos contratos e respeitando os prazos, o que, segundo o ministro, "significa dizer que teremos os estádios todos concluídos em finais do mês de Outubro".

A questão dos relvados, outro dos problemas eventuais para o arranque da competição, foi ultrapassada, ainda de acordo com o governante angolano, com a contratação de uma empresa especializada, em Inglaterra.

Segundo Higino Carneiro, o estádio que vai ter conclusão
mais retardada é o de Luanda, o maior dos quatro, estando previsto que o processo esteja concluído em Dezembro, enquanto nos restantes três campos, a meta é o mês de Novembro.

No entanto, o ministro admitiu que existem alguns atrasos nos campos de apoio, mas sublinhou que estes são "facilmente recuperáveis".

A questão do alojamento das comitivas das selecções e adeptos está garantida, segundo Carneiro, contando o ministro com a palavra dos governadores provinciais.

O Estádio do Chiazi vai ter capacidade para 20 mil pessoas e tem um orçamento de construção de cerca de 80 milhões de euros. O maior, de Luanda, vai poder albergar 60 mil pessoas.

Tópicos
PUB