Ilídio Vale vai treinar seleção olímpica do Qatar

A Federação de Futebol do Qatar (QFA) anunciou a contratação do português Ilídio Vale, antigo adjunto da seleção de Portugal, como novo treinador da seleção olímpica do país do Médio Oriente.

Twitter Qatar Football Association /
Ilídio Vale momentos depois de ter assinado o contrato Twitter Qatar Football Association

Num comunicado, a QFA descreveu Vale, de 65 anos, como “um treinador muito experiente”, que “desempenhou um papel fundamental (…) durante uma das épocas de maior sucesso” do futebol português.

Vale foi, entre 2014 e dezembro de 2022, adjunto de Fernando Santos na seleção principal de Portugal, fazendo parte da equipa técnica que conquistou o campeonato europeu de futebol em 2016, na França.

O comunicado recordou ainda que Vale conquistou 27 títulos com as equipas de formação do Futebol Clube do Porto, tendo ainda treinado a equipa B dos "dragões" entre 2000 e 2004.

Vale vai substituir o também português Bruno Pinheiro, de 46 anos, que em julho assumiu o comando técnico do Al-Sadd, da primeira divisão do Qatar.

Pinheiro, que trabalhou no Estoril Praia entre 2020 e 2022, vai juntar-se à equipa que contratou o internacional colombiano Matheus Uribe, ex-FC Porto.

A QFA sublinhou que o principal objetivo para Ilídio Vale é a Taça Asiática sub-23, que vai decorrer entre 15 de abril e 3 de maio de 2024, precisamente no Qatar, que serve de qualificação para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Apesar de estar qualificada para a Taça Asiática sub-23, como anfitriã, o Qatar vai participar na qualificação, entre 4 e 12 de setembro, tem sido colocada no grupo B, juntamente com a Coreia do Sul, Myanmar (antiga Birmânia), Quirguizistão e Vietname.

Logo de seguida, entre 19 de setembro e 7 de outubro, a equipa vai defrontar o Japão e a Palestina na fase de grupo da competição de futebol dos Jogos Asiáticos, evento multidesportivo da Ásia.

PUB