Imprensa espanhola dividida quanto à contratação de Ronaldo
Cristiano Ronaldo é hoje "a notícia" na imprensa espanhola, a sua fotografia domina as primeiras páginas e o jogador é destaque em reportagens e em artigos de opinião, divididos sobre a contratação mais cara da história do futebol.
Praticamente em toda a imprensa artigos de opinião questionam a "ética" e o significado do valor da transferência, com referência à crise económica, levantando dúvidas sobre a origem do capital para as contratações e aludindo às avultadas dívidas do futebol espanhol.
A própria imprensa desportiva está dividida, com os jornais de referência AS e Marca a darem amplo destaque à contratação, com fotos a toda a página do jogador português, que contrastam com a primeira página do Mundo Deportivo (da Catalunha).
"Que escândalo", lê-se na manchete deste jornal, que deixa três perguntas: "É ético pagar 94 ME por um jogador em plena crise?", "De onde saca Florentino o dinheiro para as contratações?" e "Como enfrentará o Madrid uma dívida de 700 ME?".
A contratação de Ronaldo é igualmente alvo de vários cartoons, incluindo um em que se vê o jogador português ao lado de duas estrelas do Madrid, Casillas e Raul: estes com os respectivos números das camisolas 1 e 7 e o português com o número 94.000.000.
O El Mundo dedica mesmo um editorial à contratação, intitulado "o futebol, a ética e a lógica económica", em que recorda que Cristiano Ronaldo "não vale apenas o seu peso em ouro", mas antes "57 vezes o seu peso em ouro".
"Cristiano Ronaldo converte-se no ser humano por quem mais se pagou no mundo", escreve o jornal.
Dois artigos de opinião no ABC também se questionam sobre se "vale o que custa Ronaldo" e sobre o facto do mundo do futebol "se ter transformado numa descomunal máquina da moderna indústria do entretenimento".
"Quantos campeonatos tem que ganhar para compensar o gasto da transferência mais o seu salário? Quantas t-shirts (do Real Madrid) tem que vender? O que acontece se amanhã alguém lhe parte a perna em três sítios?", questiona-se um dos articulistas.
"Gosto tanto de poucas coisas como do futebol e poucas me desagradam tanto como os 94 milhões pagos pelo Cristiano Ronaldo", escreve outro.
De referir ainda o facto da imprensa destacar que Ronaldo já registou a marca CR9 (número com que jogará no Madrid) e de praticamente toda a imprensa trazer hoje anúncios da nova campanha do BES para Espanha.
A imagem da campanha é Cristiano Ronaldo e já estava em curso antes da maior contratação da história.