Em direto
50 anos da Constituição da República. Parlamento assinala data com sessão solene

Inter iguala Barça no primeiro lugar

Inter iguala Barça no primeiro lugar

O FC Inernazionale igualou o FC Barcelona no ranking mundial de clubes da International Federation of Football History & Statistics (IFFHS), na última actualização da tabela, a 1 de Junho 2010. O clube italiano, que estava no 3º lugar, subiu duas posições e encontra-se agora no lugar de topo, em igualdade de pontos com os catalães.

Pedro Araújo Pina /
Adeptos do Inter assistem à final da Champions, em Milão Getty Images

Depois de ter ganho a Liga dos Campeões, Campeonato Italiano e Taça de Itália, aos comandos de José Mourinho, o Inter alcançou agora o primeiro lugar do Ranking Mundial de Clubes da IFFHS, entidade reconhecida pela FIFA, com 297 pontos, os mesmos que o adversário das meias-finais da Champions, Barcelona.

A formação nerazzurri encontrava-se na 3ª posição, atrás do Club Estudiantes de La Plata (Argentina) e do Barcelona. O Bayern Munich e o AS Roma, que estavam 6º e 7º posto, subiram também dois lugares cada um, fechando assim o top5 do ranking.

O Benfica, o Sporting e o Porto desceram várias posições nesta última actualização, com as águias a caírem de 22º para 29º, os leões de 48º para 53º, e os dragões de 46º para 49º. O Sporting de Braga foi a única excepção, e subiu 6 posições de 216º para 210º.

O ranking é baseado nos resultados dos jogos das competições internacionais, como é o caso da Liga dos Campeões e Liga Europa, na Europa, ou a Copa dos Libertadores e Copa Sul-Americana, na América do Sul, sendo que a pontuação varia dependendo da competitividade da prova.

A título de exemplo, uma equipa recebe 14 pontos por uma vitória na Liga dos Campeões, 7 pontos por um empate e 0 pontos por uma derrota, sendo que, na Liga Europa, os valores passam para 12, 6 e 0.

A IFFHS foi fundada em 1984 pelo Dr. Alfredo Poge em Leipzig, e a sua sede actual é em Bonn, na Alemanha
PUB