EM DIRETO
Euro2024. Acompanhe na RTP1 e na Antena 1 a final entre Espanha e Inglaterra

João Palhinha assina pelo Bayern Munique

por Mário Aleixo - RTP
João Palhinha já veste a camisola do "gigante da Baviera" Bayern de Munique

O médio internacional português João Palhinha assinou um contrato de quatro anos com o Bayern Munique, que o contratou aos ingleses do Fulham, anunciou o clube alemão de futebol.

Palhinha, que deixa a equipa treinada por Marco Silva, vinculou-se até junho de 2028 aos bávaros, que não revelaram o valor da transferência, sendo que a imprensa inglesa refere que o negócio ronda os 56 milhões de euros (ME), aos quais acrescem verbas por objetivos.

Há cerca de um ano, o médio tinha estado muito perto de reforçar o "gigante" alemão, mas viu a transferência gorar-se no último dia do mercado, face à impossibilidade de o Fulham encontrar um substituto.

O jogador, de 28 anos, que recentemente esteve ao serviço de Portugal no Euro2024, chegou ao Fulham em 2022, então proveniente do Sporting, numa transferência que rendeu 20 ME fixos aos "leões".

Nas duas épocas em que jogou na Premier League, Palhinha impôs-se como um dos jogadores mais importantes dos londrinos, pelos quais fez 79 jogos e marcou oito golos.

O médio chegou ao Sporting com idade júnior, depois de passagens por Alta de Lisboa e Sacavenense, evoluindo por empréstimo no Moreirense, no Belenenses e no Sporting de Braga, antes de cimentar o seu lugar na equipa principal dos "leões" em 2020/21.

Satisfação e elogios

O futebolista português afirmou que quer ter sucesso e ganhar títulos com o Bayern Munique, e admitiu que a transferência para os bávaros é um sonho tornado realidade.

"Este é um dos dias mais felizes da minha vida. Agora estou num dos melhores clubes da Europa. É um sonho que se tornou realidade, e tenho muito orgulho disso. Estou ansioso pelo clima e pelos adeptos na Allianz Arena. Quero ter sucesso com o Bayern e ganhar títulos. Vou dar tudo de mim", afirmou Palhinha, em declarações divulgadas pelo clube.

Max Eberl, responsável para o futebol do Bayern, admitiu que Palhinha, que assinou contrato válido até 2028, era um jogador há muito desejado pelo clube, e destacou as qualidades do médio português: "O João queria muito vir para o Bayern e precisamos de jogadores assim. Ele é um alicerce importante para o nosso futuro. Mais uma vez, demonstrou a sua força no grande palco do Europeu, e traz muita experiência", afirmou.

Já o diretor desportivo da formação bávara, que na época passada falhou a conquista do 12.º título de campeão alemão consecutivo, afirmou que Palhinha "é um jogador forte no desarme e muito bom no jogo aéreo".

"Ele consegue estruturar a equipa, joga um futebol consistente e maduro. É um jogador com grande caráter e é um verdadeiro líder", disse Christoph Freund.

O valor da transferência de Palhinha do Fulham, treinado por Marco Silva, para o Bayern, onde também alinha o português Raphaël Guerreiro, não foi revelado, sendo que a imprensa inglesa refere que o negócio ronda os 56 milhões de euros, aos quais acrescem verbas por objetivos.


PUB