O Lens venceu hoje na deslocação a Lorient, por 3-1, na 36.ª jornada da Liga francesa de futebol, dando um passo importante para garantir o segundo lugar e mantendo a pressão sobre o líder Paris Saint-Germain.
Na segunda parte, só pôde respirar de alívio perto do fim, quando o médio costa-marfinense Seko Fofana aplicou o ‘xeque-mate’ no Lorient com a marcação do terceiro golo, aos 87 minutos.
Com esta vitória, o Lens alcança dois objetivos, o primeiro dos quais aumentar para cinco pontos a vantagem sobre o terceiro classificado, o Marselha, a duas jornadas do fim, e o segundo manter a pressão sobre o Paris Saint-Germain (PSG), que joga hoje em Auxerre e que lidera com apenas três pontos de vantagem.
Nos restantes jogos de hoje, destaque para o Rennes, que goleou o Ajaccio, já despromovido, por 5-0, em casa deste, e manteve-se vivo na luta pelo quarto lugar, que dá acesso à Liga Europa e que é ocupado pelo Mónaco. Os monegascos somam mais dois pontos do que o Lille, quinto classificado, e mais três do que o Rennes, sexto.
No ‘banco’ do Ajaccio esteve o jovem luso Paolo Lebas, mas não chegou a ser utilizado.
De assinalar, ainda, o grande golo do internacional português Rony Lopes, que deu o empate a um golo ao Troyes na receção ao Estrasburgo, na execução soberba de um livre direto fora da área.
Pelo Troyes, que também já foi despromovido, alinhou no ‘onze’ inicial outro português, o internacional sub-21 Abdu Conte.
Nas restantes partidas, o Brest recebeu e venceu o Clermont, por 2-1, o Nice não foi além de um nulo na receção ao Toulouse, enquanto o Reims cedeu um empate a dois golos em casa frente ao lanterna-vermelha Angers, já despromovido.
A 36.ª jornada encerra hoje com a partida entre o Auxerre, 18.º classificado, com 34 pontos, frente ao campeão e atual líder PSG, numa partida cujo desfecho é importante para ambas as equipas, no que concerne à luta pela manutenção e à luta pelo título.
O PSG lidera com 81 pontos, seguido do Lens, com 78, e do Marselha, com 73.