Liverpool vence com bis de Ekitiké em dia de regresso de Mo Salah

Liverpool vence com bis de Ekitiké em dia de regresso de Mo Salah

Um bis do internacional francês Ekitiké deu hoje a vitória ao Liverpool, em dia de reconciliação entre Salah e o treinador Arne Slot, com o egípcio a entrar cedo em jogo no triunfo diante do Brighton (2-0).

Lusa /
Adam Vaughan - EPA

Já o Liverpool vencia por um 1-0, com um golo de Ekitiké aos 47 segundos, após uma recuperação de bola de Joe Gomez, a um mau alívio de Minteh, quando o treinador dos ‘reds’ chamou Salah aos 26 minutos.

O ‘faraó’, que não tinha sido convocado para a visita ao Inter de Milão, após críticas ao treinador, e que se prepara para deixar o Liverpool – para disputar a Taça das Nações Africanas (CAN) -, foi a jogo, sob os aplausos do público em Anfield.

Salah não marcou, mas deu maior dinamismo ao campeão inglês, que na segunda parte dilatou a vantagem, uma vez mais por Ekitiké, o melhor jogador em campo, ao surgir a cabecear ao segundo poste, aos 60, após canto apontado pelo egípcio.

O resultado é um regresso às vitórias do Liverpool, a fazer uma época francamente má na Liga inglesa e que tinha empatado em casa com o Sunderland (1-1) e fora com o Leeds United (3-3), jogo após o qual Salah, não utilizado, disparou em várias direções.

Em Anfield, os adeptos também dispensaram forte aplauso ao seu ex-vice-capitão James Milner, que vestiu as cores do Liverpool entre 2015 e 2023, e que entrou em campo aos 87 minutos pelo Brighton, envergando, como decidiu no início de época, a camisola número 20, em homenagem ao amigo português Diogo Jota, falecido num acidente de viação em 03 de julho, em Espanha.

Com esta vitória, o Liverpool sobe provisoriamente ao sexto lugar, com 26 pontos, mais um do que Manchester United (sétimo), de Ruben Amorim, que nesta jornada recebe na segunda-feira o Bournemouth (13.º).

Também hoje à tarde, em jogo igualmente da 16.ª jornada, o Chelsea, com Pedro Neto a titular, recebeu e venceu o Everton, num jogo ‘decidido’ por Cole Palmer, aos 21 minutos, e Malo Gusto, aos 45+1, com assistência do internacional português.

Os londrinos, com mais um jogo, sobem ao quarto lugar (28 pontos), mas o Crystal Palace, apesar de missão difícil na receção no domingo ao Manchester City, está a dois pontos e ainda pode recuperar a posição.

Na liderança da ‘Premier’ está o Arsenal (33 pontos, 15 jogos), seguido de Manchester City (31, 15), Aston Villa (30, 15), Chelsea (28, 16) e Crystal Palace (26, 15).

A 16.ª jornada prossegue ainda hoje com o Burnley (19.º) a receber o Fulham (15.º), de Marco Silva, e o líder Arsenal a jogar em casa diante do Wolverhampton (20.º), a única equipa sem qualquer vitória na edição 2025/26 da Liga inglesa.
PUB