Luka Modric vence o prémio `The Best`

por RTP
Modric quebrou a hegemonia de Ronaldo e Messi Neil Hall - EPA

Luka Modric é o vencedor do prémio FIFA The Best 2018. O médio croata do Real Madrid sucede assim a Cristiano Ronaldo na lista de vencedores do prémio. Esta é a primeira vez em dez anos que o prémio de melhor do mundo não vai para o jogador da Juventus ou para Lionel Messi.

O vencedor do prémio The Best 2018 é Luka Modric. O jogador do Real Madrid supera assim a concorrência de Cristiano Ronaldo (Juventus) e Mohammed Salah (Liverpool).

O croata conquistou este ano a Liga dos Campeões, Campeonato Mundial de Clubes, Supertaça Europeia e Supertaça Espanhola.

Embora Cristiano Ronaldo tenha conquistado os mesmos troféus, já que ambos ainda jogavam pelo Real Madrid – Ronaldo, entretanto, mudou-se para a Juventus – a prestação no Mundial da Rússia foi determinante para a consagração de Modric como melhor jogador do mundo para a FIFA, onde alcançou a final da competição, com várias prestações de alto nível pelo meio, enquanto Ronaldo não ultrapassou os oitavos-de-final.

Nos restantes troféus, Mohammed Salah venceu o prémio Púskas pelo melhor golo do ano, num duelo de Merseyside, entre Liverpool e Everton. Didier Deschamps angariou o prémio de Melhor Treinador, enquanto Thibaut Courtois arrecadou o prémio de Melhor Guarda-redes. Reynald Pedros (Olympique de Lyon) foi distinguido com o prémio Melhor Treinador de Futebol Feminino.

O prémio Fair-Play deste ano foi entregue a Lennart Thy. O avançado de 26 anos, antes jogador do VVV Venlo, da Holanda, ficou nas bocas do mundo depois de pedir dispensa de uma partida frente ao PSV Eindhoven, para poder doar sangue e salvar uma vida.

Marta, lendária jogadora brasileira, foi a escolhida para vencer o prémio de melhor jogadora do mundo. A internacional pela Canarinha faz história ao vencer o prémio pela sexta vez na sua carreira.

O onze do ano da FIFA contou com David De Gea (Manchester United), Daniel Alves (PSG), Raphael Varane (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid) e Marcelo (Real Madrid) na defesa. Os médios N’golo Kanté (Chelsea) e Luka Modric (Real Madrid) e os avançados Eden Hazard (Chelsea), Lionel Messi (Barcelona), Kyllian Mbappé (PSG) e Cristiano Ronaldo (Juventus) constituíram o restante onze.
Tópicos
pub