Meio mundo "pisca o olho" a José Mourinho

O treinador português deixou o Chelsea mas não faltam pretendentes.

Mário Aleixo - RTP /
José Mourinho entre o adeus ao Chelsea e a rápida pausa até assumir um novo projeto Andy Rain-Epa

O técnico, de 52 anos, deixou o clube inglês depois de ter sido eliminado da Taça da Liga e ocupar um sombrio 16º lugar na Premier League entre 20 equipas.

Do clube londrino saiu com uma indemnização que ronda uma verba entre os 16 e os 18 milhões de euros e três títulos de campeão, uma Taça de Inglaterra, uma Supertaça e três taças da Liga.

As más relações de José Mourinho com alguns jogadores e elementos da estrutura do clube terão estado na origem da saída. Primeiro foram desentendimentos públicos com a fisioterapeuta Eva Carneiro que levou ao despedimento desta e depois desencontros evidentes com alguns jogadores nomeadamente Eden Hazard e Diego Costa precipitaram o acumular de maus resultados e a saída do técnico. Suspeitas confirmadas pelo diretor técnico do clube, Michael Emenalo.



Ontem (quinta-feira) o treinador deixou as instalações do clube solitário e com a cara tapada por um capuz, naquele que representa o outro lado do futebol.



"Tubarões" europeus suspiram pelo "Special One"

Após a saída o futuro deverá ser generoso para o treinador com alguns dos principais clubes europeus a "piscarem o olho" ao português. Os "tubarões" do futebol europeu estão atentos e podem não esperar muito tempo. Manchester United, Real Madrid, Bayern de Munique e Paris Saint Germain, segundo corre nos bastidores, podem estar a equacionar avançar com propostas para a contratação do técnico.

Em Inglaterra, os "red devils" estão atentos. O atual treinador Van Gaal não convence e o despedimento do holandês já foi equacionado em diversos momentos. Mourinho é um profundo conhecedor e apaixonado do futebol inglês. A contratação pode vacilar entre o imediato e o final da época.

Em Espanha, o presidente do Real Madrid Florentino Pérez é um admirador confesso do "Special One". A saída do atual técnico Rafa Benítez pode estar por dias e falta saber se o português terá vontade de regressar.

Na Alemanha é praticamente certo que Guardiola sairá do Bayern de Munique. Será que dominar o futebol germânico e atacar a conquista da Liga dos Campeões são desafios que podem convencer o português?

Em França, o Paris Saint Germain com os cofres cheios pelo dinheiro proveniente do Qatar parece ter argumentos para convencer o treinador luso. O atual técnico Laurent Blanc sempre foi visto como uma solução alternativa e Mourinho era o impulsionador perfeito para trazer de volta a imensa comunidade portuguesa ao clube parisiense. A liga gaulesa não é muito atrativa mas um salário milionário poderá ajudar.

Chelsea à procura de substituto

Os responsáveis do Chelsea têm agora a missão  de substituir José Mourinho. Do interior do clube ainda não saiu qualquer indício de resolução mas nos bastidores começou por se falar na passada quarta-feira do espanhol Juande Ramos que estaria a negociar com os "blues" por intermédio do seu empresário Ginês Carvajal.

A imprensa britânica também opina sobre o tema do momento do futebol inglês.

O Daily Star avança a hipotética solução engendrada pelo dono do Chelsea Roman Abramovich: contratar Guus Hiddink até final da época e tentar que no início da próxima temporada Diego Simeone ou Pepe Guardiola, um deles, assuma o comando de um novo projeto no clube londrino.

O The Sun avança que Pep Guardiola é a prioridade dos "blues" no final da época.

A BBC acrescentou aos nomes já citados Carlos Ancelotti, Brendan Rodgers e Fabio Capello.












PUB