Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Messi suspenso por quatro jogos por "palavras insultuosas" a árbitro assistente

por Lusa
Legenda da Imagem Marcos Brindicci - Reuters

O avançado internacional argentino Lionel Messi foi suspenso por quatro jogos pela Comissão Disciplinar da FIFA, por ter dirigido "palavras insultuosas" a um árbitro assistente, anunciou hoje o organismo regulador do futebol mundial.

Messi, que foi também multado em 10.000 francos suíços (perto de 9.400 euros), vai falhar os próximos quatro encontros da seleção argentina, o primeiro dos quais já hoje, frente à Bolívia, referente à qualificação sul-americana para o Mundial2018.

A FIFA já tinha informado a Federação Argentina de Futebol que estava a investigar o comportamento de Messi no jogo com o Chile, realizado na sexta-feira, que a Argentina venceu por 1-0, com um golo do avançado do FC Barcelona, de grande penalidade.

O relatório elaborado pelo árbitro brasileiro Sandro Ricci não faz referência ao incidente, mas a FIFA fez saber a federação argentina que "solicitou informação adicional ao árbitro, bem como aos três assistentes".

O assistente Emerson Carvalho disse que se apercebeu que Messi protestou uma falta assinalada contra a sua equipa, esbracejando e dizendo algo que não conseguiu ouvir, tendo mais tarde, através da comunicação social, percebido que se tratava de um insulto.

Federação argentina vai recorrer dos quatro jogos de suspensão a Messi

A Federação Argentina de futebol (AFA) informou que vai recorrer da suspensão de quatro jogos a Lionel Messi, conhecida hoje, por palavras insultuosas do capitão da seleção a um árbitro assistente.

O incidente ocorreu no jogo da última eliminatória sul-americana para o Mundial2018, na receção da Argentina ao Chile, na sexta-feira, que terminou com o triunfo da equipa da casa, com uma grande penalidade apontada por Messi.

O árbitro não puniu o jogador na ocasião, mas a FIFA informou a AFA que estava a investigar o comportamento, que o árbitro assistente fez constar mais tarde no relatório, quando se apercebeu que tinha sido um insulto, tendo depois anunciado o castigo.

"A AFA vai recorrer, como o deve fazer", sublinhou o secretário das seleções nacionais da Argentina, Jorge Miadosqui, acrescentando que o jogador "está triste, como todos, porque viajou para jogar e que devia jogar".Além da suspensão, a FIFA multou também o jogador do FC Barcelona em 10.000 francos suíços (perto de 9.400 euros).

A Argentina encontra-se na Bolívia, em La Paz, onde defronta hoje a seleção local, em mais um jogo da fase de qualificação para o Mundial2018.

O apuramento sul-americano está a cinco jornadas do final, com a Argentina situada na terceira posição, a oito pontos do líder Brasil, e com apenas mais dois do que o Equador, quinto.

Os quatro primeiros têm acesso direto ao Mundial da Rússia, enquanto o quinto disputará uma eliminatória com o vencedor da zona da Oceânia.



pub