Morreu Gento figura carismática do Real Madrid

por Mário Aleixo - RTP
Gento, uma lenda dos "merengues", morreu aos 88 anos D.R.-realmadrid.com

O antigo futebolista espanhol Francisco Gento, vencedor de seis Taças dos Clubes Campeões Europeus, morreu esta terça-feira, aos 88 anos, informou o Real Madrid.

Paco Gento vestiu a camisola "blanca" durante 18 temporadas, entre 1953 e 1971, nas quais conquistou seis Taças dos Clubes Campeões da Europa e 12 campeonatos espanhóis – sendo o recordista de troféus nestas duas competições –, duas Taças do Rei e uma Taça Intercontinental.

O Real Madrid, o seu presidente e direção lamentam profundamente o falecimento de Francisco Gento, presidente honorário do Real Madrid e uma das maiores lendas do nosso clube e do futebol mundial”, lê-se no comunicado do emblema ‘merengue’.

Nascido em Guarnizo, na Cantábria, em 21 de outubro de 1933, Gento, um extremo esquerdo puro, disputou 600 jogos pelo Real Madrid, tendo assinado 182 golos.

Gento, que marcou cinco golos nas 43 vezes que vestiu a camisola da seleção espanhola, tendo disputados os Mundiais de 1962 e 1966, iniciou a carreira no Racing Santander, em 1952/53, tendo, na época seguinte, rumado ao Real Madrid.

Depois de terminar a carreira, treinou vários clubes de divisões inferiores, como o Real Madrid Castilla, o Castellón, o Palencia e o Granada.

Em 2016, dois anos após a morte de Alfredo Di Stéfano, foi nomeado presidente honorário do clube espanhol.

FIFA lembra a "figura histórica"

A FIFA lembrou os “inúmeros títulos” do antigo internacional espanhol e a importância que teve como “figura histórica” do Real Madrid.

Os seus inúmeros títulos com o Real Madrid e as suas participações nos Mundiais de 1962 e 1966”, enfatizou o organismo máximo do futebol mundial ao recordar o antigo jogador e lenda do Real Madrid, cuja morte foi hoje anunciada pelo clube espanhol.

A morte do antigo extremo, figura incontornável do futebol mundial e do "madridismo", tem merecido o pesar de vários organismos, como a La Liga, a Associação de futebolistas espanhóis, o Conselho Superior dos Desportos ou o Comité Olímpico espanhol, e também de jogadores.

Em nota nas redes sociais, a Liga espanhola lamentou a morte, lembrando o facto de Gento ser o único jogador com seis títulos europeus, e endereçou as condolências a familiares e amigos do antigo jogador.

A Associação dos Jogadores sublinhou que Gento foi “um dos futebolistas mais importantes da história do futebol, uma lenda do Real Madrid e da seleção”, e o Conselho Superior dos Desportos definiu-o como uma “lenda”.

É um dia triste para o desporto espanhol. Despedimo-nos de um dos seus mitos. Sempre o recordaremos pela sua luta, pelos seus êxitos e por ser o pioneiro de uma das melhores competições do planeta. Até sempre, Paco Gento. Até sempre ‘Galerna del Cantábrico’ (alcunha devido às fortes ventanias da região da Cantábria)”, escreveu O Comité Olímpico espanhol.

Da parte de jogadores, o guarda-redes belga Courtois, do Real Madrid, evocou a “lenda do madridismo”, mas também os ex-jogadores Arbeloa e Michel deixaram elogios a Gento, assim como o basquetebolista Pau Gasol, antiga estrela do FC Barcelona e da NBA.

Benfica lembra Gento como um dos melhores de sempre

O Benfica lamentou a morte de Paco Gento, lembrando o jogo da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1961/62 em que esteve o antigo futebolista espanhol, “um dos melhores jogadores de sempre”.

O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o falecimento de Francisco Gento, presidente honorário do Real Madrid e um dos melhores jogadores de sempre do emblema espanhol e do futebol mundial”, refere o clube lisboeta.

Na nota publicada na sua página oficial, o Benfica lembra ainda o seu segundo título europeu, na final disputada com o Real Madrid em Amesterdão, na qual Gento, recordista de títulos europeus, alinhou pela equipa espanhola, que perdeu por 5-3.

Apesar de ser o rei da Taça dos Campeões, houve duas finais em que não levou a melhor: em 1961/62 frente ao Benfica e em 1963/64 diante do Inter de Milão”, lembrou o clube encarnado.

Em 2012, Gento recordou também ele próprio a final de Amesterdão, com elogios ao amigo Eusébio e ao Benfica.

Era uma força de natureza (Eusébio). Bem, o Benfica também era, com o Coluna, o Águas, o Cavém. Era o campeão em título, era uma equipa de sonho", disse então o antigo jogador.

pub