Morreu João Havelange

O ex-presidente da FIFA João Havelange morreu esta terça-feira aos 100 anos, no Rio de Janeiro, vitima de uma pneumonia.

Mário Aleixo - RTP /
João Havelange faleceu aos 100 anos Marcelo Ferrelli-Gazeta Press

O antigo dirigente do futebol mundial morreu aos 100 anos nesta terça-feira. Segundo informações veiculadas pela imprensa brasileira, ele havia sido internado em julho no Hospital Samaritano por causa de uma pneumonia. 

Em junho de 2014, Havelange foi internado por causa de infecção respiratória e permaneceu no mesmo hospital por quatro dias, até receber alta. Dois anos antes, ele chegou a ficar em estado grave com quadro de infecção bacteriana, mas recebeu tratamento no mesmo local e recuperou. 

Havelange foi eleito presidente da Fifa em 1974 e permaneceu no cargo até 1998. Ele participou da organização de seis taças do Mundo e criou Mundiais das categorias de base. Havelange deixou o comando da federação para Joseph Blatter.

Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange era filho de um comerciante de armas belga, e nasceu a 8 de maio de 1916.

Havelange praticou desporto no Fluminense, clube do coração, tendo jogado futebol durante alguns anos. Participou nos Jogos Olímpicos de 1936 e  em 1952, em Helsínquia, nas modalidades de natação e pólo aquático. Nessa última modalidade ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, em 1955.

Em 1963 entrou para o Comité Olímpico Internacional, onde iniciou uma carreira internacional de dirigente desportivo. Em 1974, quando foi eleito presidente da FIFA onde de manteve até 1998.

Em 2015 viu o seu nome atribuído ao Estádio Olímpico do Rio de Janeiro onde se disputam atualmente as provas de atletismo dos Jogos Olímpicos.
PUB