Nós Lá Fora

por José Carlos Lopes

Foto: Jeonbuk Hyundai Motors

José Morais já andou um pouco por todo o mundo.Treina atualmente o Jeonbuk Motors e há oito dias festejou o titulo na liga sul-coreana de futebol.

A Coreia do Sul já teve outro treinador português campeão, Nelo Vingada, e a seleção é hoje orientada por Paulo Bento.

A vitória na liga coreana não foi fácil, tanto mais, foi decidido por um golo, o Jeonbuk marcou 72, o Ulsan 71, ambos somaram 79 pontos.

Na Coreia do Sul, o factor de desempate é o número de golos marcados para privilegiar o futebol de ataque.
José Morais jogou futebol durante vários anos. Começou no Grupo Desportivo Praia da Vieira, passou para Vieirense e depois para a União de Leiria, onde jogou na equipa sénior.

Entrou para a Força Aérea e a carreira de futebolista passou para segundo plano, jogou novamente no Vieirense, Ferroviários, Alferrarede, Atlético e depois Penafiel a convite do treinador Carlos Alhinho.

Ainda representou o Praiense, regressou a Lisboa para terminar a licenciatura no ISEF, hoje Faculdade de Motricidade Humana.

Vai trabalhar na formação do Benfica e por lá fica 10 anos, nos últimos dois orientou o Benfica +B+.
Sai do Benfica para treinar o Estoril. José Veiga assume a SAD e José Morais apenas lá fica alguns meses.
Vai duas épocas para a Alemanha, regressa para treinar o Académico de Viseu e depois o Santa Clara.

Sai novamente para o estrangeiro.

Trabalhou na Suécia, Jordânia, Arábia Saudita, Tunísia e é selecionador no Iémen.

Tinha feito amizade com José Mourinho quando os dois estavam no Benfica, é convidado para a equipa técnica e acompanha Mourinho no Inter de Milão, Real Madrid e Chelsea.

Quando José Mourinho deixou o clube inglês, José Morais iniciou nova viagem, treinou na Turquia, Grécia, Inglaterra e Ucrânia.

Hoje é campeão na Coreia do Sul e já tem objetivos definidos para o próximo ano, conquistar a liga dos campeões da Ásia.
pub