Paraguai e Japão querem fazer história

Paraguai e Japão jogam, a partir das 15h00, o penúltimo jogo dos oitavos-de-final do Mundial da África do Sul 2010. As duas equipas querem pela primeira vez passar esta fase da competição

RTP /
O paraguaio Roque Santa Cruz já anunciou que este será o seu último Mundial Getty Images

Vale a pena lembrar, desde já, que o vencedor deste jogo defrontará Portugal ou Espanha nos quartos-de-final.

Os "guaranis" querem chegar aos quartos-de-final e mostram argumentos consubstanciados numa equipa de pendor atacante onde Roque Santa Cruz, Valdez e Cardozo se assumem como as estrelas principais. Os paraguaios já estiveram em oito Mundiais, mas nunca passaram dos oitavos.

Quanto aos nipónicos embora tenham jogadores já com algum nome a jogar no estrangeiro, não têm ainda muita história no futebol. À imagem do adversário de hoje, também nunca foram além dos oitavos-de-final.

Na 1.ª fase o Paraguai passsou com uma vitória e dois empates no 1.º lugar do Grupo F e deixou para trás a campeã do mundo - Itália - com quem empatou a um golo.

Quanto ao Japão foi 2.º no Grupo E só com a Holanda na sua frente. Mas os nipónicos levaram a melhor sobre Dinamarca e Camarões.

Paraguai e Japão já se defrontaram seis vezes (entre torneios e particulares) com vantagem sul-americana: duas vitórias, três empates e uma derrota. O resultado mais desnivelado, um 4-0 para o Paraguai, foi na Copa América de 1999, prova onde o Japão esteve por convite. Nos dois últimos confrontos entre as duas selecções o Paraguai venceu sempre: 2-1 em 2003 e 3-0 em 2008.

Veja o jogo em directo a partir das 15h00 neste site ou escute o relato na Rádio Mundial.

PUB