Pedro Emanuel vinga na Arábia sem esquecer o FC Porto

por Mário Aleixo - RTP
Pedro Emanuel, um treinador português na Arábia Saudita Antena 1

O treinador português está na Arábia Saudita e, em entrevista à Antena 1, fala da adaptação a uma nova realidade e do momento atual do “seu” FC Porto.

Pedro Emanuel é o treinador da equipa saudita do Al-Taawon, onde substituiu outro português José Gomes, atual técnico do Rio Ave.

O antigo treinador de Académica, Arouca e Estoril assinou um contrato válido por um ano, com outro de opção.

O técnico confessou ao jornalista Alexandre Afonso que os primeiros tempos estão a decorrer com normalidade, apesar das temperaturas muito elevadas (40/45 graus) que se fazem sentir o que provoca alterações à rotina a que estava habituado em Portugal.



Pedro Emanuel classificou o Al-Taawon como “um clube médio, bem organizado”.

O Al-Taawon foi sétimo classificado no último campeonato saudita, chegou às meias-finais da King Cup e aos oitavos da Taça do Príncipe.

Na sua companhia tem uma equipa técnica portuguesa constituída por si, mais três colaboradores, um fisioterapeuta e um recuperador físico.

O clube conta ainda com alguns futebolistas que já atuaram em Portugal, como por exemplo, Cássio, Heldon e Sandro.

Para lá da linguagem do futebol o dia-a-dia é ainda passado à adaptação linguística com a ajuda de um tradutor.
Estágio, Jorge Jesus e o futebol português
Pedro Emanuel prepara-se para partir a caminho da Europa a fim de cumprir um estágio de 20 dias na Holanda.

No decorrer da entrevista o treinador luso falou ainda do impacto da chegada de Jorge Jesus à Arábia Saudita considerado por eles como um homem respeitado pela “idade e sabedoria”.

Na época que está a começar o campeonato saudita sofrerá algumas alterações, com destaque para o aumento do número de estrangeiros por equipa.

Apesar da distância Pedro Emanuel não está “divorciado” da realidade portuguesa e sobre a saída de jogadores importantes do “seu” FC Porto limitou-se a lembrar que o clube “normalmente consegue repor a qualidade que saiu”.

Pedro Emanuel está a a a segunda experiência no estrangeiro, depois de ter passado pelos cipriotas do Apollon Limassol.
pub