Penálti de Dybala coloca Roma de Mourinho na Liga Europa

por Mário Aleixo - RTP
José Mourinho festeja a conquista do sexto lugar na Serie A Anna Szilagyi - Epa

A Roma, treinada pelo português José Mourinho, agarrou um lugar na próxima Liga Europa, na última jornada da liga italiana de futebol.

Um golo marcado aos 90 minutos pelo argentino Paulo Dybala, de grande penalidade, permitiu à Roma vencer por 2-1 na receção ao Spezia e terminar no sexto lugar do campeonato, o último de acesso à Liga Europa, cuja final da época 2022/23 perdeu há quatro dias, frente ao Sevilha, no desempate por grandes penalidades.

Com o guarda-redes sérvio Mile Svilar no lugar habitualmente ocupado pelo português Rui Patrício, a equipa da capital italiana começou o jogo a perder, na sequência do golo marcado pelo grego Dimitrios Nikolaou, aos seis minutos, mas o polaco Nicola Zalewski igualou ainda antes do intervalo, aos 43.

Enquanto o Spezia se afundava no 17.º lugar, José Mourinho foi salvo pelo penálti tardio de Dybala, num lance que redundou na expulsão do francês Kelvin Amian para o Spezia, uma vez que estava a ser virtualmente ultrapassado pela Juventus, vencedora por 1-0 na deslocação ao terreno da Udinese.

O Nápoles despediu-se em beleza da Série A, que conquistou 33 anos depois do último título, sob a batuta do argentino Diego Maradona, com um triunfo por 2-0 na receção à lanterna-vermelha Sampdoria (também uma potência em 1990), num jogo em que o defesa português Mário Rui foi titular nos napolitanos.


pub