Portugal procura segunda vitória na Liga das Nações

| Futebol Internacional

Os jogadores da equipa nacional prepararam ao pormenor o jogo com os polacos
|

A seleção portuguesa de futebol defronta a Polónia, esta quinta-feira, no Estádio Slaski, em Chorzow, num jogo da segunda jornada do Grupo 3 da Liga das Nações A em que procura repetir a vitória alcançada na estreia.

Depois de um arranque vitorioso na nova competição da UEFA, em 10 de setembro, no Estádio da Luz, diante da Itália (1-0), a equipa das quinas reencontra a Polónia, de Robert Lewandowski, seleção que não passou da fase de grupos no Mundial2018.

Fernando Santos deverá apresentar um “onze” semelhante ao que derrotou os transalpinos e foi constituído por João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Mário Rui, à frente de Rui Patrício, um meio-campo com Rúben Neves, William Carvalho e Pizzi e dois extremos (Bruma e Bernardo Silva) no apoio a André Silva.

No banco, estará o regressado Éder, o herói da final do Europeu de 2016, face à França (1-0), bem como o guarda-redes Cláudio Ramos, o defesa Pedro Mendes e o avançado Hélder Costa, todos a espreitar a primeira internacionalização na seleção principal.

A reportagem da RTP registou as palavras do treinador nacional, Fernando Santos, sobre o desafio.



Na conferência de imprensa de lançamento da partida o selecionador polaco, Jerby Brzeczek, alertou para a qualidade do campeão europeu e admitiu que prefria defrontar Cristiano Ronaldo.



Em Chorzow, o jogo terá início às 19h45 de Lisboa, com arbitragem do espanhol Carlos del Cerro.
Seleção nacional lidera o grupo
No Grupo 3, Portugal lidera com três pontos, seguido da Polónia, com um (face ao empate 1-1 na visita a Itália), enquanto os transalpinos seguem em último, também com um ponto, mas com dois jogos disputados.

No domingo, Portugal volta a jogar, mas um encontro particular em Glasgow, com a Escócia, no mesmo dia em que a Polónia recebe a Itália, também para a Liga das Nações.
Último jogo foi há dois anos
O último jogo entre Portugal e Polónia aconteceu nos quartos de final do Euro2016, competição em que a seleção lusa se sagrou campeã europeia, com a equipa das quinas a vencer no desempate por grandes penalidades (5-3), após 1-1 nos 120 minutos.

Nesse jogo, disputado em Marselha, a Polónia adiantou-se no marcador, por Lewandowski, aos dois minutos, e Portugal igualou pelo então benfiquista Renato Sanches, aos 33, acabando o jogo por se decidir nos penáltis, com Quaresma a marcar o decisivo.

No jogo desta quinta-feira, da Liga das Nações, Portugal volta a não contar com Cristiano Ronaldo, que ficou de fora dos convocados, à semelhança do que aconteceu nas escolhas para a primeira jornada, e também não atuará nos dois embates de novembro.

A informação mais vista

+ Em Foco

Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

    Em entrevista exclusiva à RTP, Flávio, um dos filhos de Jair Bolsonaro, afirmou que o candidato do PT Fernando Haddad devia juntar-se a Lula da Silva.

    Na Venezuela, os sequestros estão a aumentar. Em Caracas, só este ano foram raptadas 107 pessoas.

      Faltam seis meses para a saída do Reino Unido da União Europeia. Dia 29 de março de 2019 é a data para o divórcio. A RTP agrega aqui uma série de reportagens sobre o que o Brexit pode significar.