Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Real Madrid vence Liga dos Campeões ao derrotar Liverpool

por Marcos Celso - RTP

O Real Madrid conquistou o troféu mais ambicionado na Europa. Num jogo em que o Liverpool esteve mais por cima, os "merengues" colocam os "reds" na sua lista de vítimas face a uma estratégia de jogo que tem dado frutos dos comandados de Ancelotti. É, sem dúvida, "um cartão de visita" deste Real Madrid.

Em Paris, depois de meia hora de adiamento para início do encontro, por questões de "segurança", o Liverpool entrou com mais iniciativa de jogo, embora tendo as necessárias cautelas defensivas face aos "matadores" "merengues".

Os "reds" trocavam rápido a bola, de pé para pé, com o intuito de confundir a defesa do Real Madrid, mas em jogadas de maior perigo lá estava Courtois, ou mesmo o poste e Courtois, como aconteceu por volta dos 20 minutos após remate de Sadio Mané.

Apenas aos 24 minutos é que Benzema rondou a baliza inglesa, mas o cruzamento acabou nas mãos de Alisson.

A partir deste momento, os espanhóis mostraram-se mais atrevidos, mas o Liverpool foi eficaz ao anular as iniciativas do campeão espanhol e as bancadas do Stade de France aplaudiam o que iam vendo no relvado.

Aos 41 minutos, um tiro do meio da rua, por Jordan Henderson, deu sensação de golo, mas a bola foi ao lado.

Ainda antes do intervalo, o golo de Benzema, num lance a vários tempos, com análise do VAR e muita expectativa no estádio. Mas ainda não se pôde gritar golo em Paris, num lance que ainda vai dar que falar. O resultado ao intervalo era o mesmo do início, 0-0 em Paris.
No segundo tempo, futebol intenso novamente. O Liverpool apostava em marcar primeiro, mas foi encontrando sempre algum obstáculo pelo caminho.

Numa tentativa de "sacudir" a pressão inglesa, o Real encontrou espaço para marcar o 1-0. Após um remate/assistência, Vinícius Júnior deu o toque final, ao segundo poste, para inaugurar o marcador. Voltava a surpreender o Real ao mostrar que quem mais ataca nem sempre é mais eficaz, naquele que tem sido, este ano, "um cartão de visita" deste Real Madrid. 
Pouco depois, já com Diogo Jota em campo, Mohamed Salah teve nos pés o empate, mas pela frente encontrou novamente a inspiração de Courtois, a sair bem dos postes.
Este duelo entre Salah e Courtois repetiu-se aos 79 minutos, num lance em que o remate do egípcio tabelou em Jota e encontrou o guarda-redes da equipa espanhola. Aos 82', sem palavras, Salah viu o belga Courtois brilhar novamente a um remate seu.

O tempo ia passando. O final estava perto e o Real segurou o tão desejado triunfo, o 14.º, numa época brilhante após a chegada de Ancelotti.
O Real tinha vencido as finais de 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018.

O Real Madrid, que só perdeu três finais (1962, 1964 e 1981) e venceu as últimas oito, passou a somar o dobro das "orelhudas" do AC Milan, segundo do "ranking", com sete, mais uma do que Liverpool e Bayern Munique.

pub