Seleção Nacional. Quem é Roberto Martínez?

por Inês Geraldo - RTP
Roberto Martínez é o novo selecionador nacional Reuters

Na manhã desta segunda-feira, Fernando Gomes apresentou o sucessor de Fernando Santos. O escolhido foi o espanhol Roberto Martínez. É a segunda seleção que o técnico de 49 anos vai comandar depois de sete anos na Bélgica. Antes disso, teve experiência de quase uma década em Inglaterra.

Depois de oito anos de Fernando Santos segue-se Roberto Martínez. O espanhol foi o escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol para ser o novo selecionador nacional. Depois de Otto Glória e Luiz Felipe Scolari, Martínez torna-se no terceiro estrangeiro a treinar a equipa de Portugal.

Na apresentação, o técnico disse estar entusiasmado com o desafio de treinar uma das seleções mais talentosas do mundo.

No entanto, que currículo tem Roberto Martínez até chegar à Cidade do Futebol para ocupar o lugar do Engenheiro Fernando Santos, vencedor de um Europeu e de uma Liga das Nações?
Passado de jogador e treinador no Reino UnidoAntes de se aventurar pelo banco, Roberto Martínez tem passado como jogador. Começou a carreira profissional pelo Balaguer, tendo passado também pelo Saragoça. Seguiu-se Inglaterra, Escócia e País de Gales, com passagens pelo Wigan Athletic, Motherwell, Walsall, Swansea City, tendo terminado a carreira no Chester City na temporada 2006/07.

O Swansea, onde disputou várias partidas, ofereceu-lhe o cargo de treinador, o primeiro de Roberto Martínez depois de terminada a carreira como jogador. A equipa galesa militava na terceira divisão de Inglaterra e em 2008, Martínez conseguiu vencer o título da League One e promover o Swansea à Championship, II divisão do futebol português.

Na Championship, o Swansea ficou em oitavo lugar entre 24 equipas. Foi a última temporada na equipa do País de Gales, dando-se a mudança para um clube já conhecido pelo espanhol, o Wigan Athletic.

Martínez esteve quatro temporadas na cidade de Wigan tendo conseguido manter a equipa na Premier League na sua primeira temporada e nas duas seguintes. A última temporada trouxe, simultaneamente, o sucesso e a despromoção.

Na temporada 2012/13, o Wigan terminou a Premier League em 18.º lugar tendo sido despromovido à Championship. No entanto, a equipa treinada pelo espanhol conseguiu um triunfo inesperado.

Aconteceu na Taça de Inglaterra. Depois de deixar para trás Bournemouth, Macclesfield Town, Huddersfield, o Wigan começou uma senda de vitórias sobre adversários teoricamente mais fortes que levaram a equipa de Martínez a Wembley.

Nos quartos-de-final, o Wigan derrotou o Everton por 3-0 e nas meias-finais deixou o Millwall pelo caminho.

Na grande final, no mítico estádio de Wembley, o adversário do Wigan foi o superfavorito Manchester City. No entanto, o favoritismo de pouco contou e a 11 de maio de 2013 os Latics bateram o City por 1-0, com um golo de Ben Watson aos 91 minutos, dando o primeiro grande título da história ao Wigan Athletic.

Foi contratado pelo Everton depois da despromoção do Wigan em 2013, tendo chegado à seleção belga em 2016.
Dedicação ao futebol internacionalCom uma verdadeira geração de ouro, Martínez levou os belgas a três grandes competições e manteve a seleção no lugar número 1 do ranking da FIFA durante muito tempo.

No Mundial da Rússia, em 2018, a Bélgica praticou um bom futebol e ficou no terceiro lugar, tendo sido apenas derrotada pela França, que viria a sagrar-se campeã em título. No Euro 2020, jogado em 2021, a Bélgica partiu como uma das favoritas, passou a fase de grupos, eliminou Portugal mas acabou eliminada pela Itália, que acabou por vencer o Europeu.

O Mundial no Catar trouxe alguns problemas. A geração de ouro belga teve problemas entre si, com acusações de os jogadores que antes resolviam partidas com um futebol atrativo, estarem velhos e não mostrarem aptidões para vencer grandes competições.

A equipa da Bélgica acabou por cair com estrondo na fase de grupos, depois uma vitória escassa frente ao Canadá, uma derrota frente a Marrocos e um empate a zero com a Croácia. As últimas duas seleções acabaram por ser semifinalistas da prova.

Depois de anunciar a saída do comando técnico dos Belgian Red Devils, Martínez não escondeu interesse no projeto português após a saída de Fernando Santos. O técnico espanhol, de 49 anos, foi anunciado esta segunda-feira, pela FPF, como novo selecionador nacional.

Terá contrato até 2026 e objetivos bem definidos: boas provas na Liga das Nações e qualificações para o Euro 2024 e Mundial 2026, a ser jogado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Tópicos
pub