O avançado português Tiago Tomás contribuiu hoje com um golo para a vitória por 5-1 do Wolfsburgo em Leipzig, que foi ultrapassado no terceiro lugar da Liga alemã de futebol pelo Bayer Leverkusen, à passagem da 12.ª jornada.
O dinamarquês Joakim Maehle aumentou para 4-0, aos 64, de pouco valendo o golo do húngaro Willi Orbán, aos 82, já com o português André Silva no ataque do Leipzig, e a equipa anfitriã (que defrontará o Sporting em janeiro de 2025, para a Liga dos Campeões) ainda consentiu mais um, marcado por Kevin Behrens, aos 90+1.
Enquanto o Wolfsburgo ‘saltou’ para o sétimo lugar, o Leipzig caiu para quarto e foi ultrapassado no pódio da Bundesliga pelo Bayer Leverkusen, que igualou mesmo o Eintracht Frankfurt (com menos um jogo realizado) na segunda posição, graças ao triunfo no terreno do Union Berlim, por 2-1.
O campeão alemão entrou praticamente a vencer, na sequência golo marcado aos dois minutos pelo neerlandês Jeremie Frimpong, mas o sul-coreano Jeong Woo-Yeong restabeleceu o empate, aos 29, e o Leverkusen foi salvo pelo checo Patrik Schick, que estabeleceu o resultado, aos 71.
O Friburgo impôs-se por 3-1 na receção ao Borussia Mönchengladbach, num jogo entre equipas que partiam em igualdade pontual, graças aos remates certeiros de Lucas Holer (41 e 63 minutos), do japonês Ritsu Doan (49), enquanto Tim Kleindienst reduziu para os visitantes (61).
Além de se ter desembaraçado da companhia do Borussia Mönchengladbach, o Friburgo subiu ao quinto posto, ultrapassando provisoriamente o Borussia Dortmund, sexto classificado, e ficando a apenas um ponto de distância do Leipzig e dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
O Bochum perdeu por 1-0 em Augsburgo e permanece como a única equipa sem triunfos na prova, mergulhado na última posição e cada vez mais distante da ‘linha de água’, enquanto Werder Bremen e Estugarda registaram o único empate da ronda até momento (2-2).
Ainda hoje, o Bayern Munique, líder destacado da competição, com seis pontos de vantagem sobre o Eintracht Frankfurt e o Bayer Leverkusen, desloca-se ao estádio do Borussia Dortmund para disputar o maior clássico do futebol germânico da atualidade.