Trabalho de Marco Silva aclamado em Inglaterra

Trabalho de Marco Silva aclamado em Inglaterra

Quando o técnico português foi oficializado como o novo treinador do 'aflito' Hull City, muitas foram as críticas pela escolha do clube inglês, colocando de parte os treinadores britânicos. Três meses depois de assumir o comando técnico dos Tigers, o português é elogiado pelo trabalho desenvolvido até ao momento na Premier League.

Inês Geraldo - RTP /
Marco Silva tem gerado diferentes reações no futebol inglês Reuters

Foi em janeiro último que Mike Phelan, antigo treinador-adjunto do Manchester United, foi demitido do comando técnico do Hull City. A equipa estava nos lugares de despromoção, praticamente relegada à Championship, segundo escalão do futebol inglês.

Como pouco acontece em Inglaterra, a equipa do Hull decidiu apostar num técnico estrangeiro. Desempregado desde que tinha saído do Olympiacos, Marco Silva foi o escolhido para tentar salvar a equipa inglesa da despromoção, numa temporada em que começou por contar com poucos jogadores no plantel e perdeu dois dos melhores ativos para rivais da liga inglesa.

Jake Livermore e Robert Snodgrass saíram para o West Bromwich Albion e para o West Ham United, colocando Marco Silva num local desconfortável, assumindo o comando técnico de uma equipa que tinha cada vez menos hipóteses de se manter na Premier League.


Foto: José Mourinho e Marco Silva cumprimentam-se após partida - Reuters

A reação dos comentadores ingleses não foi a melhor. No programa da Sky Sports, Paul Merson foi duro com a escolha que acabou por recair no português. "Até eu ganho no Olympiacos", disse o inglês de forma irónica, criticando a escolha de um estrangeiro em detrimento de técnicos birtânicos que tinham mostrado o seu valor em ligas menos cotadas em Inglaterra.

Merson chegou mesmo a acusar que Marco Silva não tinha qualquer conhecimento do futebol inglês, da cidade de Hull ou do clube. O veredicto foi rápido: para os especialistas britânicos os proprietários dos Tigers tinham dado "um tiro no pé" ao apostar no antigo técnico do Sporting.

Início complicado para o treinador português de 39 anos que teve boa parte da máquina mediática do futebol inglês contra si.
Resultados têm surpreendido os mais cépticos
Apesar do negativismo, Marco Silva tem mostrado credenciais para tentar manter o Hull City na Premier League. O técnico português leva onze jogos disputados no campeonato e conta com cinco triunfos, dois empates e quatro derrotas.

De destacar o bom desempenho frente a equipas grandes como o Manchester United, a quem Marco Silva arrancou um empate em Old Trafford, e um grande triunfo por 2-0 frente ao Liverpool, em casa. Na Taça da Liga inglesa, o treinador português empolgou os adeptos com uma vitória sobre o Manchester United por 2-1, que não chegou para alcançar a final.



Num artigo do Telegraph dedicado ao português, a publicação inglesa admite que existiu algum racismo contra o português e ignorância por não haver conhecimento sobre o seu trabalho em ligas mais pequenas como a portuguesa e a grega.

Após um triunfo convincente frente ao Middlesbrough por 4-2, o Telegraph lembra que Marco Silva não perde em casa há 40 jogos e destaca também o pouco investimento na equipa, precisando de reforçar o plantel com jogadores emprestados, como Oumar Niasse (do Everton) e Lazar Markovic (do Liverpool).

"Fomos surpreendidos por [Marco] Silva. Haverá sempre aqueles que dizem que acreditaram que ele ia ter sucesso mas a verdade é que ninguém esperava por isto", escreve o Telegraph.
Hull cometeu um erro
Depois de três meses no comando técnico dos Tigers, Marco Silva conseguiu tirar a equipa dos lugares de despromoção. Apesar de ainda ter muito trabalho pela frente para conseguir manter o Hull City na Premier League, o Telegraph é perentório: o único erro cometido pela equipa foi dar apenas seis meses de contrato ao treinador de 39 anos.


Foto: Marco Silva festeja um golo da sua equipa - Reuters

A trajetória de carreira de Marco Silva já é comparada a Mauricio Pochettino que também foi alvo de críticas quando chegou ao Southampton, antes de se mudar para Londres, para treinar o Tottenham Hotspur.

Para a publicação inglesa vai ser muito difícil para o Hull manter o técnico nas suas fileiras. Com o interesse do West Ham United, o Telegraph avança que voos maiores estão destinados para Marco Silva no futuro. E esse passará pela Premier League.

Por enquanto, Marco Silva vai desfrutando do apoio e respeito dos adeptos que até já lhe dedicam cânticos no KC Stadium.
Tópicos
PUB