UEFA atribui zero pontos à Sérvia e Albânia

A UEFA anunciou, esta sexta-feira, a punição da Albânia com derrota no jogo com a Sérvia por 0-3 e uma multa de 100 mil euros. Também a Sérvia fica sem três pontos.

RTP /
O lançamento do drone custou três pontos à Albânia e Sérvia EPA

A Sérvia foi punida com dedução de três pontos, multada em 100 mil euros e a realização à porta fechada dos dois próximos jogos em casa na presente fase de qualificação, frente à Dinamarca e Arménia.

A decisão é referente aos incidentes ocorridos no encontro entre Sérvia e Albânia, no passado dia 14, referente ao Grupo I de qualificação para o Euro-2016 (o mesmo onde está Portugal).

Dez dias depois dos incidentes a UEFA pronunciou-se o o jornalista da Antena 1, Pedro Luiz Cid, leu atentamente o documento divulgado pelo orgão máximo do futebol europeu.

Recorde-se que esse desafio foi interrompido aos 41 minutos, quando o marcador estava em 0-0 e depois de ter surgido um drone a sobrevoar o relvado com uma bandeira da Albânia, que visou provocar os adeptos sérvios, conhecida a rivalidade entre os dois povos.

Entretanto a federação da Albânia já anunciou que irá apresentar recurso contra o castigo imposto pela UEFA.

“A decisão da UEFA é estranha e inaceitável. A Federação vai, por isso, recorrer para conseguir os três pontos da vitória”, revelou Ilir Shulku, secretário da Federação da Albânia.

A Federação Sérvia de Futebol anunciou que só decidirá se vai recorrer da decisão da UEFA de lhe retirar três pontos no jogo com a Albânia, de qualificação para o Euro2016, após ser notificada pelo organismo europeu.

Nesta altura a classificação do Grupo I de qualificação para o Euro2016 é a seguinte: Dinamarca e Albânia quatro pontos, segue-se Portugal com três, a Sérvia e Arménia têm um ponto cada.
PUB