Uzbequistão e Jordânia estreiam-se em Campeonatos do Mundo

Uzbequistão e Jordânia qualificaram-se pela primeira vez na sua história para uma fase final do Campeonato do Mundo de futebol.

Lusa /
Emilio Garcia on Unsplash

Após o primeiro jogo da nona penúltima ronda do Grupo A da terceira fase da zona asiática, os uzbeques passaram a somar 18 pontos, atrás do Irão (20), e à frente de Emirados Árabes Unidos (14), Qatar (10), Quirguistão (seis) e Coreia do Norte (dois).

Também na zona asiática, mas no grupo B, a Jordânia obteve uma qualificação inédita para a fase final do Mundial2026, ao garantir o segundo lugar do grupo, atrás da Coreia do Sul, quando ainda falta uma jornada para o fecho.

A formação jordana venceu o Omã em Muscat e, para se qualificar, precisava ainda do triunfo dos sul-coreanos, que só necessitavam de empatar e acabaram por vencer em Basra, no Iraque por 2-0.

Após cumpridas nove das 10 jornadas do Grupo B da terceira fase de qualificação asiática, a Coreia do Sul passou a contar 19 pontos e a Jordânia ficou com 16, nos dois lugares de apuramento direto. Seguem-se Iraque, com 12, e Omã, com 10.

Enquanto a Jordânia cumprirá a primeira participação no Mundial, a Coreia do Sul vai para a 12.ª (11.ª consecutiva desde 1986), tendo como melhor registo o quarto lugar conquistado em casa, na edição de 2002, também disputada em solo japonês.

Uzbequistão, Coreia do Sul e Jordânia aumentam para sete o lote de seleções já qualificadas, juntando-se a Argentina (América do Sul), Irão e Japão (Ásia) e Nova Zelândia (Oceânia). Na qualidade de anfitriões, Canadá (3.ª participação), Estados Unidos da América (12.ª) e México (18.ª) têm presença garantida sem competição.

A 23.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol realiza-se de 11 de junho a 19 de julho de 2026, no Canadá, Estados Unidos e México, que vão disputar a prova como anfitriões.

(Com Lusa)
PUB