Xavi e Cancelo encaram FC Porto como "um ponto de viragem" para o Barcelona
O treinador do FC Barcelona, Xavi Hernández, e o defesa português João Cancelo manifestaram hoje expectativa que o jogo da Liga dos Campeões com o FC Porto represente "um ponto de viragem" para o campeão espanhol de futebol.
"É um jogo importantíssimo, vital. Temos em aberto a possibilidade de terminar em primeiro lugar e a vitória coloca-nos nos oitavos de final. Espero que aconteça uma noite mágica", disse Xavi, em conferência de imprensa relativa ao jogo de terça-feira, da quinta jornada da prova.
O treinador admitiu que, "ultimamente, as coisas não estão a sair" como pretende, como se prova pelas escassas duas vitórias alcançadas nos últimos cinco jogos, mas garantiu ter a "confiança total" do presidente, Joan Laporta, e do diretor desportivo, o antigo internacional português Deco, deixando um desejo: "Amanhã (terça-feira) pode ser o ponto de viragem".
"Não estamos ao nível de há um mês e meio ou dois meses. Temos de exigir mais de nós, recuperar a intensidade e mentalidade ganhadora. Temos de ser mais humildes, generosos e compactos já a partir de amanhã (terça-feira). (...) Isto é o Barça, há essa exigência", advertiu.
Xavi elogiou o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, cujo trabalho "fala por si" e que construiu uma "equipa muito organizada taticamente, que pressiona muito alto e não dá uma bola por perdida", lembrando o quanto "sofreu" no Porto, apesar da vitória por 1-0, em 04 de outubro.
"É um rival de alto nível da 'Champions'. (...) Estivemos muito bem durante uma hora, mas depois o FC Porto dominou-nos nos últimos 30 minutos. Teremos um teste muito importante", assinalou o técnico do campeão espanhol, revelando que o guarda-redes alemão Ter Stegen "quase não treinou", devido a lesão, e poderá ser uma baixa importante.
João Cancelo também recordou as "dificuldades" sentidas no Estádio do Dragão, notando que os portuenses jogam "de forma muito agressiva e com uma pressão muito forte", mas têm "pontos fracos, como todas as equipas", que o defesa até diz conhecer bem.
Tal como Xavi, João Cancelo considerou o encontro como "uma final, que é preciso ganhar, para alcançar a qualificação para os oitavos de final", que já poderia ter sido conquistada na jornada anterior, na qual perdeu por 1-0 com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, terceiro classificado, com menos três pontos.
"Nos últimos jogos não jogámos como queremos. Há momentos em que não estamos tão bem e este não é tão bom como quando cheguei. A vitória dá-nos o apuramento e é isso que vamos procurar, até porque o clube não vive uma boa fase a nível financeiro e isso será muito importante", sustentou.
Para o defesa, o provável regresso do colega de seleção Pepe à defesa do FC Porto será "uma má notícia", atendendo a que se trata de "um dos melhores centrais do futebol português", mas conta que o compatriota João Félix possa reencontrar-se com os golos para ajudar o Barcelona a vencer "um jogo muito difícil".
O Barcelona recebe o FC Porto na terça-feira, em jogo com início às 20:00, no Estádio Olímpico de Montjuic, devido às obras em Camp Nou, com arbitragem do italiano Daniele Orsato, pouco tempo após o Shakhtar Donetsk defrontar o Antuérpia (último classificado, ainda sem pontuar), às 17:45, em Hamburgo.