Académica vence Penafiel com golo "ao cair do pano"

A Académica venceu o Penafiel por 1-0, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, disputado em Coimbra, com o golo da vitória a acontecer aos 88 minutos.

Lusa /
Lusa

Quando se pensava que o jogo ia para prolongamento, Ernest 'disparou' certeiro na área, respondendo da melhor forma a um cruzamento de Marinho, que tinha entrado um quarto de hora antes, e abriu as portas dos quartos de final da prova que a 'briosa' conquistou em 2012.

Na primeira parte, as duas melhores oportunidades de golo pertenceram à Académica, que dominou o jogo e foi mais perigosa, ambas por Traquina, que se mostrou desinspirado na altura do remate.

A 'briosa' ainda introduziu a bola na baliza contrária, aos oito minutos, também por Traquina, mas o árbitro portuense Rui Costa anulou o golo por falta sobre o guarda-redes do Penafiel.

Aos 12 minutos, Kaká desmarcou o extremo Traquina, que na cara do guarda-redes adversário atirou a rasar o poste.

E, em cima do intervalo, aos 45 minutos, o mesmo Kaká foi à linha final cruzar atrasado para a área, onde apareceu Traquina a rematar rasteiro, com a bola novamente a 'beijar' o poste da baliza penafidelense.

No segundo tempo, o Penafiel cresceu e passou a incomodar mais o último reduto dos 'estudantes' através de perigosos contra-ataques.

A equipa duriense podia mesmo ter sentenciado a partida, aos 84 minutos, numa cabeçada de Fábio Fortes que levou a bola a acertar no travessão da Académica, após cruzamento de Fernando na esquerda.



Jogo no Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra.

Académica - Penafiel, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Ernest, 88 minutos.



Equipas:

- Académica: José Costa, Pedro Correia, Diogo Coelho, João Real, Nuno Santos, Makonda, Kaká (Tom, 87), Traquina, Jimmy (Marinho, 73), Ernest e Rui Miguel (Tozé Marreco, 90).

(Suplentes: João Gomes, Tom, Marinho, Alfaiate, Ki, Yuri e Tozé Marreco).

Treinador: Costinha.

- Penafiel: Coelho, Kalindi, Pedro Ribeiro, João Paulo, Daniel Martins, Romeu Ribeiro, André Fontes, Fernando, Rafa Sousa (Wellington, 46), Hélio (Mbala, 89) e Fidelis (Fábio Fortes, 76).

(Suplentes: Tiago Rocha, Djibril, Mbala, Wellington, Diouf, Edu e Fábio Fortes).

Treinador: Paulo Alves.



Árbitro: Rui Costa (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rafa Sousa (29), Kalindi (70) e Tozé Marreco (90+04).

Assistência: 1.425 espetadores.
PUB