APAF quer fundo de garantia salarial para árbitros dos distritais

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) revelou que está em negociação com a Federação Portuguesa de Futebol a constituição de um fundo de garantia salarial de 150 mil euros para os árbitros distritais.

RTP /
José Fontelas Gomes quer os árbitros dos distritais mais protegidos rtp.pt

Durante o jantar de comemoração dos 35 anos da APAF, em Leiria, José Fontelas Gomes, mostrou-se particularmente empenhado em olhar para os juízes dos campeonatos distritais, assumindo querer "uma arbitragem justa, de todos, em que o topo ajude as categorias inferiores".

"Estamos a trabalhar numa tabela única de prémios a nível nacional, pagos aos árbitros distritais. É um projeto que queremos apresentar na próxima época a todas as associações, para o que se ganha por arbitrar um jogo a sul seja o mesmo que se ganha num jogo a norte".

Entre quase uma centena de presentes - 30 dos quais árbitros no ativo de diversos escalões -, a noite ficou marcada pela desafio lançado pelo ex-árbitro Paulo Paraty, que, na qualidade de representante dos núcleos de árbitros, formulou o desejo da APAF ser, no futuro, "uma ordem profissional, com capacidade de validação de carreiras".
PUB