Benfica e FC Porto preparam "assalto" ao título de campeão

por Mário Aleixo - RTP
Benfica ou FC Porto, um deles será campeão RTP

Benfica e FC Porto preparam os últimos detalhes para o derradeiro jogo do campeonato da I Liga da época 2022/2023.

A partir das 18h00 de sábado o Benfica frente ao Santa Clara, no Estádio da Luz, e o FC Porto perante o Vitória de Guimarães, no Estádio do Dragão, sabem que tem pouco mais de 90 minutos para chegar ao título de campeão.

Os últimos treinos, esta sexta-feira, vão servir para limar arestas e acertar a estratégia e os "onzes" para os jogos.

Do lado dos encarnados já se sabe que têm três baixas: António Silva (castigado), Gonçalo Guedes e Draxler (lesionados).

Entre os azuis e brancos João Mário, lesionado, continua a ser o único futebolista indisponível.
 
Ao final da manhã e início da tarde os dois treinadores Roger Schmidt (Benfica) e Sérgio Conceição (FC Porto) fazem a antevisão dos respetivos jogos em conferência de imprensa.

Contas para chegar ao título

O Benfica garante o título com uma vitória frente ao Santa Clara, independentemente do que faça o FC Porto em casa diante do V. Guimarães.

Estas são as contas mais simples na perspetiva dos atuais líderes. O Benfica tem ainda outra via, que é o empate. Nesse caso, se o FC Porto ganhar, os dois conjuntos terminariam ambos com 85 pontos mas o FC Porto teria sempre de anular a desvantagem de 11 golos que tem para o rival.

Neste cenário com ambas as equipas igualadas no confronto direto, o critério de desempate seguinte é a diferença de golos em toda a competição, onde os pupilos de Roger Schmidt levam vantagem (79 marcados e 20 sofridos, +59) sobre os de Sérgio Conceição (70 marcados e 22 sofridos, +48).

Ou seja, o FC Porto precisaria de ganhar, por exemplo, por 11-0 (se na Luz se registasse um 0-0). Com esses dois resultados, os dois rivais ficariam empatados na diferença de golos, também no número de vitórias na prova (critério seguinte) e o desempate seria feito então no 5.º critério: mais golos no campeonato, onde os "dragões" ficariam em vantagem. Um cenário muito complicado para o atual campeão.

Contudo se o FC Porto vencer 11-0 e o Benfica empatar a dois, por exemplo, aí então as duas equipas ficariam também igualadas em vitórias (27) e golos marcados (81) na competição. Qual o ritério seguinte de desempate? Um jogo entre os dois rivais, em campo neutro a designar pela Liga. Ainda avançando para outro possível resultado, uma goleada do FC Porto por 11-0 e o empate do Benfica a três já daria o título às "águias", por terminarem com mais um golo apontado.

Se o Benfica perder em casa com o Santa Clara e o FC Porto ganhar, os "dragões" sagram-se bicampeões. Aliás, para festejar o título o FC Porto está sempre obrigado a ganhar e a esperar pelo resultado na Luz.


Em síntese eis as hipóteses básicas:

Benfica é campeão se:

- Ganhar ao Santa Clara;

- Empatar e o FC Porto, mesmo ganhando, não anule a diferença de golos que neste momento está nos 11 a favor das "águias";

- Perder e o FC Porto não ganhar.

FC Porto é campeão se:

- Ganhar ao V. Guimarães e o Benfica perder;

- Ganhar ao V. Guimarães e o Benfica empatar, ao mesmo tempo que anula a desvantagem de 11 golos de diferença para os encarnados.



pub