Benfica e Sp. Braga vão a sorteio numa «UEFA que parece uma Champions»
As duas equipas portuguesas ainda em jogo na Taça UEFA vão, esta terça-feira, a partir das 11h, saber quem são os próximos adversários. Quique Flores, do Benfica, considera que «é uma UEFA muito à Champions» ; Jorge Jesus, do Sp. Braga, diz que os arsenalistas são um adversário a temer.
O Benfica é um dos cabeças-de-série e já não vai apanhar os adversários mais fortes, graças aos pontos acumulados no ranking da UEFA, evitando assim o AC Milan, o Valência, e o Sevilha (vencedores da competição em 2006 e em 2007), o Tottenham Hotspur e o CSKA de Moscovo, que bateu o Sporting na final da prova, em 2005, no Estádio José Alvalade. Quique Flores, treinador do Benfica considera que este «é um sorteio que podia perfeitamente ser da Liga dos Campeões. É uma UEFA muito à Champions».
Já o Sporting de Braga não teve tanta sorte. Com seis vitórias acumuladas na Europa esta temporada, ficou no Pote 3 e é certo que terá de enfrentar um gigante ou os alemães do Schalke04 ou do Hamburgo, além de equipas como o histórico Ajax de Amesterdão, Estugarda, Olympiacos, Deportivo da Corunha ou Paris Saint-Germain, todos colocados no Pote 2, o que também possibilita que enfrentem o Benfica.
Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga não baixa a cabeça perante a possibilidade de enfrentar um dos grandes. Antes pelo contrário, considera que os arsenalistas têm estofo para tombar um gigante.
«No pote 3 estão grandes equipas que já venceram a Champions e a UEFA, mas acredito que hajam poucas equipas na Europa que nesta fase, em seis jogos tivessem feito seis vitórias, 14 golos marcados e zero sofridos (...) nesta fase de grupos seja quem for que jogar com o Braga, vão olhar para o Braga com algum cuidado, e de certeza que o Braga vai deixar de ser surpresa», afirmou.
No lote dos arsenalistas, estão ainda o recente milionário inglês Manchester City, os italianos da Udinese e da Sampdoria, o Feyenoord, Galatasaray.
O sorteio vai colocar as 40 equipas participantes em oito grupos de cinco clubes, para disputar, nesta fase regular, dois encontros em casa e dois jogos fora, entre 23 de Outubro e 18 de Dezembro.
Os primeiros três classificados de cada agrupamento garantem presença nos 16-avos-de-final da competição, juntamente com os oito terceiros posicionados da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Pote 1:
AC Milan (Itália)
Sevilha (Espanha)
Valencia (Espanha)
Benfica (Portugal)
Schalke04 (Alemanha)
CSKA Moscovo (Rússia)
Tottenham (Inglaterra)
Hamburgo (Alemanha)
Pote 2:
Estugarda (Alemanha)
Ajax (Holanda)
Olympiacos (Grécia)
Deportivo (Espanha)
FC Bruge (Bélgica)
Spartak Moscovo (Rússia)
Paris Saint-Germain (França)
Heerenveen (Holanda)
Pote 3:
Rosenborg (Noruega)
Udinese (Itália)
Feyenoord (Holanda)
Sp. Braga (Portugal)
Slavia Praga (República Checa)
Manchester City (Inglaterra)
Galatasaray (Turquia)
Sampdoria (Itália)
Pote 4:
Hertha Berlim (Alemanha)
Partizan Belgrado (Sérvia)
Nancy (França)
Portsmouth (Inglaterra)
Aston Villa (Inglaterra)
Santander (Espanha)
FC Copenhaga (Dinamarca)
Dínamo Zagreb (Croácia)
Pote 5:
Saint-Etienne (França)
Wolfsburgo (Alemanha)
Standard Liège (Bélgica)
FC Twente (Holanda)
NEC Nijmegen (Holanda)
Metalist Kharkiv (Ucrânia)
Lech Poznan (Polónia)
MSK Zilina (Eslováquia)