Benfica joga na Póvoa de Varzim o futuro na Taça

por Mário Aleixo - RTP
o cenário está pronto para receber o jogo entre Varzim e Benfica D.R.

O Benfica, líder da I Liga, visita o Varzim, da Liga 3, esta terça-feira, nos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, procurando evitar nova surpresa dos poveiros, que já afastaram o Sporting nesta edição.

Os encarnados são recordistas de troféus (26), mas não vencem a Taça de Portugal desde 2016/17, defrontando o Varzim, que tem como melhores prestações a presença nas meias-finais de 1977/78, 1979/80 e 1984/85.

Longe dos tempos dos desafios entre as duas equipas na primeira divisão do futebol português, "águia" e poveiros vão disputar o 45.º jogo entre os dois, sendo clara a vantagem encarnada, com 28 vitórias contra apenas três da equipa da casa.

Com apenas nove golos sofridos na Liga 3, o emblema da Póvoa de Varzim quer voltar a tombar um gigante, uma vez que, nesta edição, já derrotou o Sporting por 1-0, num jogo disputado no Estádio Cidade de Barcelos. Agora, na sua casa, juntamente com os adeptos do seu lado, vão tentar continuar a fazer história.

No Benfica o treinador Roger Schmidt, na conferência de imprensa de antevisão do encontro, garantiu não poupar jogadores, uma vez que o Benfica só defronta o Sporting no próximo domingo para o campeonato. Para tentar ganhar ritmo competitivo, Enzo Fernández é um dos candidatos à titularidade, assim como David Neres, brasileiro que recuperou de lesão, e Rafa, que estava castigado devido à acumulação de cartões amarelos.

O Benfica chega a este encontro depois de ter regressado aos triunfos, em casa do Portimonense (1-0), o que lhe permitiu consolidar a liderança da I Liga, agora com seis pontos de avanço sobre o Sporting de Braga.

As "águias" e os "arsenalistas", únicos a derrotar o Benfica esta época, podem encontrar-se nos quartos de final, caso os lisboetas ultrapassem o Varzim e os bracarenses batam na quarta-feira o Vitória de Guimarães.

O encontro entre Benfica e Varzim está marcado para as 20h45, na Póvoa de Varzim, com arbitragem de Manuel Oliveira.

O programa dos oitavos de final começa com a receção do Leixões, da II Liga, ao Famalicão, do primeiro escalão, numa partida marcada para as 18h45.

O vencedor deste encontro vai defrontar nos quartos de final a BSAD, da II Liga, ou o Vilaverdense, da Liga 3.

O FC Porto, detentor do troféu, joga na quarta-feira em casa com o Arouca, também da I Liga.

Programa dos oitavos de final:

- Terça-feira (hoje), 10 jan:

Leixões (II) - Famalicão (I), 18h45.

Varzim (L3) - Benfica (I), 20h45.

- Quarta-feira, 11 jan:

Vilaverdense (L3) - BSAD (II), 14h00.

Nacional (II) - Rabo de Peixe (CP), 17h30.

Sporting de Braga (I) - Vitória de Guimarães (I), 18h45.

Académico Viseu (II) - Beira-Mar (CP), 20h15.

FC Porto (I) - Arouca (I), 20h45.

- Quinta-feira, 12 jan:

Vitória de Setúbal (L3) - Casa Pia (I), 19h45.

pub