Boavista despromovido pelo Apito Final

por RTP

O Boavista foi punido com descida de divisão, e várias multas, num cúmulo jurídico de 180.000 euros, pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, segundo deliberação anunciada esta sexta feira por Ricardo Costa, presidente da CD da Liga. O clube vai reagir a esta deliberação da Liga às 18 horas.

Uma fonte do Boavista consultada pela agência Lusa admitiu que o clube, punido no âmbito do processo Apito Final, tem intenção de recorrer para o Conselho de Justiça de Federação Portuguesa de Futebol, mas tal depende de questões financeiras.

O processo "Apito Final" foi instaurado pela Comissão Disciplinar da Liga na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por "Apito Dourado" e envolve FC Porto, Boavista e União Leiria, bem como o actual presidente portista, Pinto da Costa, e o anterior líder boavisteiro João Loureiro.

O FC Porto, tricampeão nacional, é acusado de tentativa de corrupção ao árbitro de dois jogos - com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04 e, tal como a Antena1 avançou esta sexte-feira, vai ser penalizado com de perda de seis pontos,  a deduzir na classificação da presente temporada, enquanto Pinto da Costa vai ser suspenso por dois anos.

O Boavista é acusado de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados no mesma época - com o Benfica, Belenenses e Académica - e é condenado à despromoção à Liga de Honra, enquanto que a João Loureiro foi imposta uma pena de suspensão de 4 anos anos.


pub