Braga faz história em território real

O Braga não podia ter começado da melhor forma a sua participação nesta edição da Liga Europa. A formação orientada por Leonardo Jardim foi a Birmingham bater a equipa local por 3-1, conquistando assim o seu primeiro triunfo em Inglaterra. Hélder Barbosa (2) e Lima fizeram os golos da vitória.

Pedro Araújo Pina /
Os jogadores do Braga celebram Getty Images

A deslocação a Birmingham adivinhava-se complicada, e as estatísticas estavam contra os minhotos. O Braga nunca tinha vencido em Inglaterra.

Mas Hélder Barbosa cedo mostrou vontade de abrir um precedente, ao inaugurar o marcador logo aos 6 minutos de jogo, depois de uma grande combinação com Elderson. Momentos antes, o Birmingham tinha ameaçado por Rooney, que falhou escandalosamente depois de uma grande arrancada de King pela direita.

O Birmingham não acusou o golo, continuou à procura do empate, mas o Braga, bem organizado, manteve as linhas subidas e pressionava alto, em busca do segundo. E foi mesmo a formação portuguesa que marcou, desta vez por Lima, já no segundo tempo, que atirou fortíssimo, após uma boa assistência de Nuno Gomes dentro da área.

Chris Hughton faz duas substituições logo a seguir, e faz entrar Wood e Burke, para os lugares de Rooney e N'daw. As alterações deram bom resultado, já que pouco mais de dez minutos depois, a equipa da casa reduz por King, após assistência de Burke da esquerda.

Os últimos minutos foram infernais para o Braga, com o Birmingham a procurar ferozmente o empate. Quim ia evitando o pior, mas os minhotos estavam completamente encostados à rede. Lima sai para dar lugar a Carlão que, aos 88 minutos, assiste Hélder Barbosa, que fixa o resultado final em 3-1.

Com esta vitória, o Braga traz os três pontos de Inglaterra e conquista assim o primeiro lugar do grupo H, em igualdade de pontos com o Brugge, que venceu o Maribor por 2-0.
PUB