Campeonato e Taça são diferentes

Fernando Santos acredita que a superioridade do FC Porto no campeonato não se reflectirá num jogo como a final da Taça de Portugal. O antigo treinador do FC Porto e do Sporting considera ainda que Derlei poderá suprir a lacuna deixada pela ausência de Liedson.

RTP /
Fernando Santos acredita que Derlei poderá ser um bom substituto para Liedson Lusa

Fernando Santos lembra as diferenças entre o campeonato e a Taça de Portugal: "São jogos completamente distintos. O FC Porto foi a equipa mais regular no campeonato, que marca claramente a diferença. Mas este jogo é uma final, é imprevisível".

O técnico não avança, por isso, com uma previsão de quem possa conquistar a Taça. "Há um ambiente e um espírito completamente diferentes. Depende de como o jogo começa, de como as coisas correm. Não se pode arriscar um prognóstico de quem vai ganhar", afirma à Antena 1.

"Nos jogos da final da Taça não há favoritos. É um jogo muito difícil para qualquer das equipas", prevê.

Do lado leonino, Paulo Bento não poderá contar com Liedson, mas Fernando Santos acredita que Derlei poderá ser um bom substituto.

"Pode ser um jogador importante no jogo pelas suas características, pela sua força de vontade. É um jogador que dá tudo o que tem em prol da sua equipa, é um lutador por natureza. Penso que, de alguma forma, pode suprir a falta de Liedson", diz.

"É difícil suprir a impossibilidade de Liedson jogar. É um jogador com características muito próprias. Parece-me que o Derlei pode substituir o Liedson", considera.

Fernando Santos foi o treinador que em 1999/2000 impediu o Sporting de fazer a dobradinha. Mas foi também o técnico que não conseguiu a sexta vitória consecutiva no campeonato para o FC Porto.

"Em 1999/2000 foi muito renhido. Nesse ano estávamos a discutir a possibilidade de ganhar o sexto campeonato e o Sporting acabou por vencer. Foi uma final muito forte. A final foi um jogo muito disputado, muito intenso, com prolongamento", lembra.

"Acabou por não haver um vencedor. Depois jogou-se uma finalíssima e aí o FC Porto ganhou 2-0 e acabou por conquistar a Taça. Foram dois jogos muito disputados", acrescenta.

PUB