Cartão branco entra no futebol de Setúbal

A Associação de Futebol de Setúbal anunciou a introdução do cartão branco/fairplay em seis campeonatos distritais.

RTP /
O cartão branco entra pale primeira vez em Portugal pela mão da Associação de Futebol de Setúbal afsetubal.fpf.pt

O novo cartão será aplicado nos escalões de benjamins e infantis, tornando-se assim na primeira associação de Portugal a fazê-lo.

"A Associação de Futebol de Setúbal, em parceria com o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto/IPDJ, a CAJAP - Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, e a APAF -- Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, irá no próximo mês de março lançar o projeto-piloto do Cartão Branco/Fairplay e os prémios Fairplay", pode ler-se no sítio oficial da associação.

Segundo o mesmo comunicado, a introdução do cartão branco terá como objetivo "enaltecer condutas eticamente corretas" de jogadores e dirigentes desportivos e espetadores, sendo que, para já, os contemplados com esta medida serão os escalões de benjamins e infantis.

Caberá ao árbitro a amostragem do cartão branco, sem que este tenha um limite para o número de vezes que o poderá exibir, sendo que no final do campeonato serão atribuídos prémios de "fairplay" à equipa que tenha um maior número de cartões brancos.

Sousa Marques, presidente da Associação de Futebol de Setúbal explicou ao jornalista da Antena 1 José Carlos Lopes, como vai funcionar a amostragem deste cartão branco.



Recentemente, a introdução do cartão branco tem vindo a ser defendida pelo presidente da UEFA, Michel Platini, como forma de penalizar atitudes eticamente reprováveis dos jogadores, que são do desagrado dos adeptos, ideia que no entanto tem sido rejeitada pela FIFA, que não parece disposta a efetuar mudanças radicais no regulamento da modalidade.
PUB