“Crónica de Ouro do Futebol Português” conta História do futebol em Portugal

O jornalista e investigador Joaquim Vieira assina uma série de cinco volumes que resumem a História do futebol em Portugal. O primeiro volume é lançado esta segunda-feira, em Lisboa, e é dedicado à Selecção Nacional.

RTP /
Joaquim Vieira conta que o futebol nem sempre foi um desporto de massas em Portugal D.R.

"Crónica de Ouro do Futebol Português" é uma obra em cinco volumes que conta a história do futebol em Portugal.

"É uma obra que aborda, não só a História do futebol em Portugal, mas também a relação que o futebol tem tido com a sociedade portuguesa, com a política, a economia e a cultura", revela o autor.

"Contei com a colaboração de quatro especialistas na matéria, que são o Bruno Prata, o João Querido Manha, o António Tadeia, e o Joel Neto", acrescenta.

Joaquim Vieira explica que o futebol nem sempre foi um desporto de massas: "O futebol começou como uma prática aristocrática, exclusiva dos grandes comerciantes que trouxeram o futebol de Inglaterra para Portugal".

"Mas a partir do início do século XX começou a ser uma actividade popular, não só na sua prática, como na sua apreciação por parte do público, arrastando cada vez maiores multidões aos campos de futebol", afirma.

O investigador conta que, nessa altura, as pessoas que não tinham possibilidades de ir aos campos de futebol acompanhavam os jogos por telégrafo, concentrando-se nas praças públicas onde eram afixadas as informações relativas aos jogos.

PUB