Futebol Nacional
Despromoção de Gondomar e Vizela por corrupção
A Liga portuguesa de futebol profissional (LPFP) decretou hoje a descida de Gondomar e Vizela, da Liga de Honra, devido a processos de corrupção em jogos realizados em 2002/2003. Com esta decisão, o Boavista poderá ter escapado da descida à II Divisão.
Gondomar e Vizela, que então disputavam a II divisão B, têm três dias para recorrer para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que tomará uma decisão definitiva.
No caso do Gondomar, a Comissão Disciplinar da Liga concluiu que o clube criou um sistema paralelo de nomeações de árbitros, conseguido através de "contactos telefónicos e pessoais regulares" entre José Luís Oliveira, presidente da Comissão Admiinistrativa do Gondomar, e Luís Nunes, então do Conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Ainda de acordo com Ricardo Costa, José Luís Oliveira Oliveira desenvolveu idêntico procedimento com "árbitros, árbitros assistentes, observadores e assessores de árbitros ". Valentim Loureiro, Pinto de Sousa e Henrique Nunes, entrão treinador do Gondomar, são outras pessoas nomeadas nas declarações do presidente da Comissão Disciplinar da Liga, que pode ouvir neste artigo.
A decisão da despromoção do Gondomar não têm consequências em termos desportivos, uma vez que o clube havia ficado no último lugar da Liga de Honra, enquanto uma possível descida do Vizela pode salvar o Boavista, penúltimo.
Quanto ao Vizela, Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga, esclarece que o clube estabeleceu contactos ilícitos com um árbitro, com vista ao favorecimento de resultados desportivos "em troca de bens e serviços".No caso do Gondomar, a Comissão Disciplinar da Liga concluiu que o clube criou um sistema paralelo de nomeações de árbitros, conseguido através de "contactos telefónicos e pessoais regulares" entre José Luís Oliveira, presidente da Comissão Admiinistrativa do Gondomar, e Luís Nunes, então do Conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Ainda de acordo com Ricardo Costa, José Luís Oliveira Oliveira desenvolveu idêntico procedimento com "árbitros, árbitros assistentes, observadores e assessores de árbitros ". Valentim Loureiro, Pinto de Sousa e Henrique Nunes, entrão treinador do Gondomar, são outras pessoas nomeadas nas declarações do presidente da Comissão Disciplinar da Liga, que pode ouvir neste artigo.