FC Porto 2 - 2 Benfica

por RTP
Cardozo e Álvaro Pereira um dos duelos da noite GETTY IMAGES

FC Porto e Benfica empataram 2-2 no Clássico que abriu a 6.ª jornada da Liga. Os campeões nacionais entraram melhor e inauguraram o marcador por Kléber aos 37 minutos. Mais golos só na segunda parte com Cardozo a empatar o encontro aos 47' mas três minutos depois Otamendi voltou a colocar o FC Porto em vantagem. A menos de 10 minutos do fim, Gaitán fez o resultado final. Recorde aqui os principais lances do encontro!

22:07 - Termina o jogo no Estádio do Dragão! FC Porto e Benfica empatam a duas.

90+2' - Cartão amarelo para João Moutinho (FC Porto)!
Por falta sobre Saviola.

90' - Vão jogar-se mais 3 minutos!

90' - Substituição no Benfica!
Sai Cardozo, entra Matic.

88' - Cartão amarelo para Bruno César (Benfica)!
Por falta sobre Álvaro Pereira.

Jorge Jesus vai lançar Matic...


86' - Substituição no FC Porto!
Sai Varela, entra Walter.

Walter é chamado por Vítor Pereira...


82' - Golo do Benfica! Gaitán faz o empate!
Saviola oferece a Gaitán nas costas depois de receber num lançamento lateral e o camisola 20 dos encarnados remata forte com a bola ainda a bater na barra.

81'
- A bola entra na baliza do FC Porto mas Jorge Sousa já tinha apitado! Lançamento de Maxi para a área, Witsel oferece a Saviola mas o belga tinha dominado com a mão e Jorge Sousa anulou a jogada.

O jogo tem baixado muito de qualidade à medida que o tempo avança. As substituições quebram o ritmo e as faltas têm sido muitas!


79' - Substituição no FC Porto!
Sai Kléber, entra Rodriguez.

Vítor Pereira altera as opções e afinal é Rodriguez que vai entrar e não Souza...


77' - Cartão amarelo para Fernando (FC Porto)!
Por falta sobre Bruno César.

77' - Cartão amarelo para Kléber (FC Porto)!
Por falta sobre Artur.

76' - Substituição no FC Porto!
Guarín cede o lugar a Belluschi.

Souza e Belluschi chamados por Vítor Pereira...


68' - Dupla alteração no Benfica!
Sai Nolito, entra Bruno César e Aimar dá lugar a Saviola.

68' - Gaitán atira por cima! Grande jogada do argentino que deixa o compatriota Otamendi para trás, puxa para o centro de terreno e remata tenso mas ligeiramente acima da trave.

Bruno César e Saviola vão entrar no Benfica! Jesus vai mexer...


62' -
Cardozo falha o empate! De um canto contra o Benfica nasce um contra-ataque rápido dos encarnados com Nolito a servir Cardozo e este, só com Helton pela frente, não conseguiu fazer o golo.

60'
- Grande defesa de Artur! Guarín foi inteligente e viu o brasileiro adiantado e tentou o chapéu. Com uma palmada, Artur cede canto.

Walter, Rodriguez e Belluschi no aquecimento do lado portista...


57' - Cartão amarelo para Álvaro Pereira (FC Porto)!
Por falta sobre Gaitán.

Bruno César, Saviola e Rodrigo aquecem no Benfica.
..

50' - Golo do FC Porto! Marca Otamendi!
Os "dragões" respondem ao golo do Benfica. Jogada de Varela com um cruzamento simples para a pequena área e o central argentino só teve que encostar com Garay a ficar pregado ao chão.

Entre os clubes que enviaram observadores ao Dragão estão os russos do Zenit (próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões), os ingleses do Manchester United e do Manchester City e os italianos da Juventus e do Inter de Milão.

47' - Golo do Benfica! Marca Cardozo!
Hulk perdeu para Aimar e o argentino colocou em Nolito. O espanhol faz um passe fantástico para Cardozo que só com Helton pela frente marca o golo do empate.

21:19 - Começa a segunda parte!
É o Benfica que sai a jogar no reatamento do encontro.

Regressam as equipas ao relvado! Não há alterações e voltam os mesmos onze de cada lado.

Número oficiais: 49.511 espetadores no Estádio do Dragão esta noite!

21:02 - Intervalo no Dragão!
O golo de Kléber da vantagem aos campeões nacionais.

45'
- Voou Helton! Jogada rápida do ataque encarnado a culminar com um cruzamento de Emerson para a área do FC Porto mas não apareceu ninguém e até porque o guarda-redes portista se antecipou.

42' - Cartão amarelo para Cardozo (Benfica) e Fucile (FC Porto)!
Jorge Sousa sanciona um desentendimento entre os dois jogadores.

39' - Dois cartões amarelos para jogadores do Benfica! Javi Garcia
por falta sobre Guarín e Luisão por protestos.

38' - Responde o Benfica mas Helton segura! Emerson apareceu sem marcação, desmarcado com um passe de calcanhar de Nolito, cruzou mas foi fácil para o guarda-redes do FC Porto agarrar.

37' - Golo do FC Porto! Marca Kléber!
Livre de Guarín na ponta esquerda do ataque com a bola a viajar direitinha para a cabeça de Kléber que faz um ligeiro desvio mas suficiente para bater Artur. O guarda-redes do Benfica não tinha hipóteses de defender.

Em meia hora de jogo, Helton não fez qualquer defesa! O FC Porto manda no jogo e o Benfica não conseguiu, até agora, desenhar uma jogada de ataque.


27'
- Enorme defesa de Artur! Fucile tinha tudo para fazer o golo! O lateral jogou com Hulk, este abriu para a esquerda onde surge Varela a cruzar e no centro do terreno, só com Artur pela frente e apenas com a bola a pedir um ligeiro desvio, Fucile atira à figura do brasileiro. Que perdida!

25'
- Saiu bomba à boa moda de Hulk! Livre batido com muita força pelo brasileiro mas a bola passou ligeiramente ao lado com Artur a controlar a trajectória.

19'
- O Benfica aparece agora na área do FC Porto! Gaitán cruzou para o segundo poste onde aparece Nolito mas o espanhol tentou colocar no centro do terreno de primeira. Nolito tinha a possibilidade de rematar ou até mesmo controlar mas desta forma perdeu uma jogada de perigo.

Mais FC Porto até agora no encontro! Os campeões nacionais têm mandado no jogo e o Benfica não conseguiu ter fio de jogo até esta altura.


11'
- Artur evita o golo de Hulk! Primeiro lance de perigo na partida com uma arrancada do brasileiro do FC Porto numa jogada individual que começa na meia direita, puxa para o centro do relvado e de muito longe remata rasteiro mas muito colocado. Artur esticou-se todo e com um toque sublime evita o primeiro dos "dragões".

8' - Cartão amarelo para Otamendi (FC Porto)!
Por falta sobre Gaitán. O lance deixa muitas dúvidas já que o portista parece tocar primeiro na bola.

As equipas parecem encaixadas e a verdade é que as balizas ainda não estiveram perto de serem violadas. Helton e Artur ainda não passaram de espetadores do encontro.


2'
- Cardozo chega atrasado! Nolito trabalhou pela direita do ataque e cruzou para o segundo poste onde aparecia o paraguaio que ainda se atirou para o chão mas não conseguiu desviar.

1'
- Hulk deixa o primeiro aviso! O "incrível" deixou o compatriota Emerson para trás e arrancou da esquerda para o centro do terreno e atirou forte mas a bola ganhou altura a mais.

20:17 - Começa o jogo no Dragão!
Sai o FC Porto com a posse de bola.

Os dois capitães - Luisão (Benfica) e Helton (FC Porto) - vão escolher campo e bola junto ao trio de arbitragem chefiado por Jorge Sousa


20:13 - Entram as equipas no relvado!


Mais de 2.000 adeptos viajaram de Lisboa para apoiarem o Benfica


20:03 - Equipas regressam aos balneários!
O Benfica terminou primeiro o aquecimento enquanto o FC Porto recolhe agora às cabines.

19:52
- Grande ambiente no "Dragão"! A chegada das equipas ao estádio decorreu sem qualquer problema e também não há notícias de confrontos entre adeptos. Para já, tudo positivo à volta do Clássico!

19:45 - Equipas em fase de aquecimento!
As bancadas do "Dragão" começam a ficar compostas.

---------------------------------------------------
Equipas:

FC Porto:
Helton; Fucile, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Varela e Kléber

Suplentes
Bracali, Maicon, Souza, Belluschi, Defour, Cristián Rodríguez e Walter

Treinador: Vítor Pereira

Benfica:
Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson; Javi Garcia e Witsel; Gaitán, Aimar e Nolito; Cardozo

Suplentes
Eduardo, Jardel, Matic, Bruno César, Rúben Amorim, Rodrigo e Saviola

Treinador: Jorge Jesus

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

Estádio: Dragão (Porto)
---------------------------------------------------

Acompanhe o relato deste jogo em direto na Antena1, com relato de Fernando Eurico e Pedro Ferreira, reportagem de Teófilo Fernando e Carlos Rui Abreu e comentários de Manuel Queiroz.

Ao mesmo tempo, e sem sair desta página, poderá ir seguindo o resumo escrito das principais incidências do jogo e fazer os seus comentários em direto através da caixa de conversação localizada à direita deste texto. Para o fazer precisa apenas de ter conta aberta no Facebook. Aproveite: acompanhe o encontro e divirta-se!
pub