Fernando Couto troca Braga por Calcutá

O antigo central irá ter a sua primeira experiência como treinador num dos clubes da cidade indiana

RTP /
Fernando Couto, um defesa duro de roer lusa

Fernando Couto, diretor desportivo do Sporting de Braga, é uma das cinco antigas estrelas convidadas pela Federação de Futebol da Índia para clubes daquele país, juntamente com o italiano Fabio Cannavaro, o francês Robert Pires, o inglês Robbie Fowler e o argentino Hernán Crespo, estes como jogadores.

Em declarações à Agência Lusa, Fernando Couto mostrou-se feliz pela sua etapa no Minho: "Passei dois anos fantásticos em Braga, tendo participado na construção de uma das páginas mais prestigiantes da história do clube".

"Guardo, por isso, um tremendo orgulho em tudo o que ali vivi, mas sempre
tive - e nunca o escondi - a ambição de assumir a carreira de treinador",
confessou.

"Trata-se de um convite prestigiante e uma oportunidade de aplicar no terreno todos os conhecimentos que adquiri ao longo da minha carreira", adiantou Fernando Couto, que possui o nível máximo de competências para treinadores,
reconhecido pela UEFA.

Fernando Couto assumiu, a 19 de junho de 2010, depois de 21 anos de carreira como jogador, o cargo de diretor desportivo do Sporting de Braga, participando na afirmação do clube como candidato aos primeiros lugares do campeonato e conquistando um lugar na final da Liga Europa da época passada.

"O Sporting de Braga foi informado por Fernando Couto da sua pretensão em seguir um rumo novo e abraçar um desafio diferente e que para isso teria que partir", pode ler-se num comunicado enviado, pelos minhotos, à Lusa, em que se acrescenta ter sido a sua contratação uma "aposta que surpreendeu muita gente", mas "veio a provar ter sido a acertada".

Os responsáveis bracarenses referem, ainda, que Fernando Couto já "faz parte da história do Sporting de Braga e de uma das páginas mais brilhante dos mais de 90 anos de existência deste clube".


PUB