Filipe Martins deixa de treinar o Casa Pia

por Mário Aleixo - RTP
Filipe Martins já não é o treinador do Casa Pia José Coelho - Lusa

Filipe Martins tornou-se no quinto treinador a deixar o comando técnico de uma equipa na edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol, depois de ser anunciada a sua saída da Casa Pia.

Após a 11.ª jornada, os "gansos", atualmente no 15.º posto da I Liga, anunciaram a saída do treinador, de 45 anos, a pedido do próprio Filipe Martins, após seis rondas sem vencer.

"O Casa Pia AC anuncia a saída do treinador principal, Filipe Martins. Os últimos dias foram marcados por diversas reuniões e, após um pedido expresso do próprio treinador, ambas as partes chegaram a acordo para cessação de contrato", lê-se em comunicado.

Agradecendo o trabalho nos últimos três anos, os "gansos" lembram que "o treinador desempenhou um papel crucial na história do clube", que trouxe de volta à I Liga 83 anos depois.

"Estes feitos, que ficarão gravados na memória dos nossos adeptos, são testemunho do seu profissionalismo e dedicação ao Casa Pia", refere o emblema lisboeta.

Filipe Martins, de 45 anos, chegou ao Casa Pia em 2020/21 e guiou a equipa ao primeiro escalão, depois de passagens por Real Massamá, Mafra e Feirense.

O Casa Pia ocupa atualmente a 15.ª posição da I Liga, com 10 pontos, não vencendo há seis encontros.

As outras mudanças na I Liga

Antes o Vitória de Guimarães já tinha contabilizado duas saídas de treinadores, com o brasileiro Paulo Turra a sair depois da sétima jornada, quatro depois de ter assumido a equipa, sendo substituído por Álvaro Pacheco.

Os vimaranenses iniciaram a época com Moreno, que deixou a equipa após a ronda inaugural e por iniciativa própria, e na segunda jornada já contaram com o interino João Aroso até à chegada de Paulo Turra, técnico brasileiro que foi antigo jogador dos minhotos.

À frente do Vitória, Paulo Turra apenas obteve apenas duas vitórias em seis jogos, num curto percurso em que foi também eliminado da Taça da Liga pelo secundário Tondela.

Antes, ainda com Moreno, a equipa minhota falhou igualmente a presença na Liga Conferência Europa, ao ser afastada na segunda eliminatória de qualificação pelos eslovenos do NK Celje.

Neste arranque do campeonato 2023/24 tem sido o Vitória de Guimarães a "agitar" o banco em mudanças de treinadores, numa curta lista em que também fazem parte Desportivo de Chaves e Estoril Praia, já com treinadores novos, e agora o Casa Pia.

Os flavienses viram sair José Gomes à quinta jornada, depois de cinco derrotas na I Liga e a eliminação na primeira ronda da Taça da Liga, com o técnico a ser substituído pelo ex-vimaranense Moreno.

O Estoril Praia deixou de contar com Álvaro Pacheco à sexta jornada, entrando para o seu lugar Vasco Seabra.

pub